O que você pode aprender com Warren Buffett, o investidor mais rico do mundo
Apontado como o sétimo homem mais rico do mundo pelo Bloomberg Billionaires Index., o americano Warren Buffett, de 90 anos, é sem dúvida o maior investidor de todos os tempos. É ainda filantropo e principal acionista da Berkshire Hathaway, onde também acumula os cargos de presidente do conselho e diretor executivo.
Atualmente, seu patrimônio está estimado em US$ 90 bilhões, sendo que 99% de sua fortuna foi acumulada após os seus 50 anos de idade. A extensa lista de transações bem-sucedidas e o profundo conhecimento sobre o mercado de investimentos renderam a Buffett o apelido de “Oráculo de Omaha”, em referência à cidade onde nasceu, no estado de Nebraska, Estados Unidos.
Inspiração para milhares de profissionais que atuam no mercado financeiro em todo o mundo, Buffett coleciona frases motivacionais, sempre com um tom espirituoso. Algumas delas são: “Invista em negócios que qualquer idiota pode comandar porque, um dia, algum idiota pode fazer isso” e “A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que as realmente bem-sucedidas dizem não para quase tudo”. Para quem o procura pedindo dicas de como ter sucesso nos negócios e se tornar um bilionário, o oráculo repete suas duas regras fundamentais:
Regra nº1: nunca perca dinheiro.
Regra nº2: nunca esqueça da Regra nº1.
Veja abaixo o que você pode aprender com o maior investidor do mundo.
1. Seja simples
Na vida ou nos negócios, busque sempre a simplicidade. Grande parte das ações escolhidas por Buffett são de empresas com modelos de negócios simples e fáceis de entender. Dessa forma, as vantagens competitivas ficam mais evidentes, na opinião do bilionário. E por se tratar do sétimo homem mais rico do mundo, você já deve ter uma ideia de como é a mansão em que ele mora, certo? Errado! Buffett mora na mesma casa que comprou em seus primeiros anos de vida, quando seu capital ainda estava longe da atual fortuna de US$ 90 bilhões.
2. Aprenda a dizer não
“A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que as pessoas realmente bem-sucedidas dizem não a quase tudo”. A frase de Warren Buffett não quer dizer que você tenha que sair por aí dizendo não para tudo e todos. Diga não apenas ao que não for importante e ao que atrapalhar o seu caminho. O fundamental é manter o foco e a direção. Diga sim apenas às poucas coisas que realmente importam.
3. Escolha seus amigos com sabedoria
“Você se moverá na direção das pessoas com quem se associa. Portanto, é importante se associar com pessoas que são melhores do que você. Os amigos que você tem irão formar você ao longo da vida. Faça alguns bons amigos, mantenha-os para o resto de sua vida, mas faça com que sejam pessoas que você admira e também gosta”. A citação também é de Warren Buffett, o que nos faz lembrar do velho ditado: diga-me com quem andas que te direi quem és!
4. Vá para a cama um pouco mais inteligente a cada dia
Buffett não usa celular nem tem computador sobre sua mesa de trabalho. Prefere dedicar grande parte do seu expediente à leitura de jornais, revistas, relatórios e balanços de empresas. “É assim que o conhecimento se desenvolve. Como os juros compostos”, conta o empresário. Segundo Buffett, a leitura é apenas um dos caminhos. Cada um deve encontrar a sua forma de progredir e ir para a cama mais inteligente todos os dias.
5. Melhore suas habilidades de comunicação
Formado em Administração pela Universidade de Nebraska e com metrado em Economia pela Universidade de Columbia, Buffett considera que seu curso mais importante foi o de oratória (único diploma pendurado na parede do seu escritório). Para ele, o investimento mais importante é aquele que fazemos em nós mesmos, em nosso desenvolvimento pessoal e profissional, e que nos ajudará na vida e nos negócios.
6. Fuja da sedução do mercado
Oscilações no mercado de ações são constantes e diárias. Geralmente acontecem no curto prazo. Por isso, um dos ensinamentos de Buffett é que não devemos acompanhar a cotação diária das ações, o que pode ser angustiante e pouco produtivo. Foque no objetivo de sua carteira de investimentos e dê preferência ao longo prazo.
7. Seja otimista quando todos são pessimistas e pessimista quando todos são otimistas
Para Warren Buffett, o mercado funciona em ondas que se alternam entre um otimismo excessivo que acaba por supervalorizar algumas ações e o pessimismo, na maioria das vezes, injustificável e que causa uma queda nos preços. O papel do bom investidor é identificar as oportunidades e aproveitá-las com coragem e sabedoria, muitas vezes, indo no sentido contrário ao movimento dos mercados.
8. Coloque os juros compostos a seu favor
Um importante mentor de Buffett foi Philip Fisher, com quem o investidor aprendeu o conceito de buy and hold (compre e segure). Em outras palavras, foque nos juros compostos. A curto prazo, eles não trarão muitos rendimentos. Mas a longo prazo, os juros compostos vão potencializar os ganhos e multiplicar o seu patrimônio. Também é importante ser consistente na sua estratégia. Tenha paciência com os negócios e nunca deixe de realizar os aportes financeiros necessários com regularidades.
9. Saiba a diferença entre preço e valor
Um dos mentores de Buffett, Benjamin Graham costumava dizer que o mercado de ações no curto prazo é como uma votação que determina o preço de uma ação, mas é o longo prazo que vai definir seu valor. Por isso, é importante saber identificar o seu potencial de crescimento e de geração de caixa. Foque em bons ativos para o longo prazo, sem dar tanta atenção às oscilações de curto prazo.
Abraços e até a próxima!
Fonte: Instituto de Longevidade Mongeral Aegon