Entenda quais os prejuízos de deixar o dinheiro parado na poupança!
Saber lidar com seu dinheiro de maneira inteligente é a melhor maneira de alcançar seus objetivos e ter tranquilidade em sua vida. Muitos brasileiros, embora bem-intencionados, optam por deixar o dinheiro parado na poupança, acreditando que essa é uma boa escolha, pois esse tipo de alocação permite certa segurança.
Contudo, escolher a caderneta de poupança não é uma boa ideia. Existem outras formas seguras de guardar dinheiro, mas com melhores rendimentos. Neste texto abordaremos como a poupança funciona, quais seus prejuízos, além de dar dicas de investimentos mais inteligentes. Acompanhe a leitura e entenda como tirar melhor proveito de suas economias!
Como funciona a poupança?
A caderneta de poupança é uma aplicação de renda fixa que apresenta um funcionamento simples e acessível a todos. Para ter acesso a ela, basta ter uma conta em um banco, apresentar certa documentação e a conta será aberta assim que for aprovada.
Um ponto importante a ser notado é que a rentabilidade essa aplicação é a mesma independentemente da instituição em que a conta for feita. Além disso, a poupança é isenta de custos. Nesse sentido, os rendimentos decorrentes da caderneta não pagam Imposto de Renda, o que não significa que não devam ser declarados.
Qual o rendimento em deixar o dinheiro parado na poupança?
Muitos especialistas em investimentos concordam que a poupança não pode ser considerada um investimento. Isso ocorre porque, embora a caderneta apresente uma rentabilidade, dependendo da situação da economia, os rendimentos não batem com a inflação. Ou seja, deixar o dinheiro parado na poupança pode significar perder dinheiro.
A rentabilidade da poupança depende de duas taxas, a taxa básica de juros (Selic) e a taxa referencial (TR). A regra do rendimento é a seguinte: com a Selic menor ou igual a 8,5% ao ano, a caderneta rende ao mês 70% da Selic mais a TR. Se a taxa básica for maior, a regra muda e a rentabilidade passa ser fixa, rendendo 0,5% mais a TR ao mês.
Com a TR negativa ou zerada desde 2012, a poupança tem rendido, atualmente, cerca de 70% da taxa básica. Com a Selic a 5,0%, uma alocação de R$ 100,00 renderá R$ 3,50 ao ano. Embora o valor total seja de 103,50 reais, ao levar em conta a inflação (que tem atingido quase 9% nos últimos 12 meses), na prática o investidor perdeu dinheiro ai deixa-lo na poupança.
Quais investimentos seguros são melhores que a poupança?
Muitas pessoas optam pela poupança por conta da segurança que ela apresenta. Contudo, existem outros tipos de investimentos que são tão seguros quanto a caderneta, mas que apresentam um rendimento acima da inflação. A seguir listamos alguns deles. Acompanhe.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um título público emitido pelo Tesouro Nacional. Essa é uma das aplicações mais seguras que existem no mundo dos investimentos. Na prática, ela significa que você está emprestando certa quantia em dinheiro para o Governo Federal, que fica obrigado a devolvê-la com juros. Existem três tipos de investimentos no Tesouro Direto:
- Tesouro Selic;
- Tesouro IPCA;
- Tesouro Prefixado.
Certificado de Depósito Bancário (CDB)
Outra maneira segura de investir e ganhar da poupança é por meio dos CDBs. Eles são títulos privados, emitidos por bancos para financiar determinadas atividades. É semelhante ao Tesouro, porém, no CDB você emprestará seu dinheiro para um banco. Além de ser uma excelente opção, ela conta com o Fundo Garantidor de Crédito, que protege investimento até 250 mil reais.
Letras de Crédito
As Letras de Crédito são títulos emitidos por bancos, mas com o intuito de financiar atividades de um setor específico. Existem basicamente dois tipos de Letras de Créditos, aquelas voltadas ao agronegócio (LCA) e as que buscam financiar investimentos no setor imobiliário (LCI). Um ponto favorável é que os investimentos em Letras de Crédito são isentos de imposto de renda para pessoas físicas.
Deixar seu dinheiro parado na poupança pode parecer uma boa opção, mas não é. Como foi possível notar, a caderneta é segura, mas em muitos momentos faz com que você perca dinheiro. Nesse sentido, existem outros tipos de alocações que são tão seguras quanto a poupança, mas que apresentam um rendimento real, batendo a inflação.
Gostou dessas informações? Para ter acesso a mais conteúdos como este e cuidar de forma inteligente de suas finanças, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!