Entenda o que é taxa selic e como ela impacta nos investimentos!
Com muitas instabilidades econômicas, ouvimos ainda mais sobre o constante aumento da Selic. Mas você sabe o que é taxa Selic?
A sigla significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e representa a taxa básica de juros do Brasil. Ela tem um impacto direto em empréstimos, financiamentos e no poder de compra dos consumidores.
Quem decide o percentual da taxa Selic é o Comitê de Política Monetária do Banco Central, mais conhecido como Copom. A cada 45 dias, o Comitê se reúne para determinar se a taxa sobe, diminui ou se mantém.
A Selic é determinante para rentabilidade e pagamento de vários investimentos, principalmente os de renda fixa, — apesar da renda variável também sofrer alguns impactos. Nesta leitura, saiba como a Selic pode influenciar nos seus investimentos!
Renda fixa
Agora que você entende o que é taxa Selic, ficará mais fácil compreender como ela influencia a renda fixa, considerando que esse tipo de aplicação possui rendimento próximo ao percentual da taxa Selic.
A taxa é utilizada para remuneração e rentabilidade dos títulos. Por isso, na prática, a variação da taxa influencia diretamente no rendimento da poupança, do Tesouro Direto ou CDB. No caso do Tesouro Selic, o percentual da taxa e é o mesmo que renderá no investimento. Logo, cada alteração muda a sua rentabilidade de forma automática.
Diante disso, o investidor precisa acompanhar as movimentações do mercado para decidir o tipo de investimento que mais vale a pena manter ou aportar o seu dinheiro.
No caso de investimentos de renda fixa atrelados à inflação, como o Tesouro IPCA, há uma perda menos nessa relação quase indireta com Selic. Por exemplo, caso a inflação suba e, consequentemente, a taxa Selic aumente, a rentabilidade do Tesouro também se eleva — porém, com limites, afinal a Selic é um meio de controle da inflação.
Resumidamente, quanto maior estiver a taxa Selic, mais benefícios para os investimentos relacionados a esse índice, como o Tesouro Selic, CDBs e outros de renda fixa. No Tesouro IPCA, se a inflação estiver alta e Selic ainda em baixa, essa aplicação não sofrerá muitas perdas.
Renda variável
Apesar da renda variável ter uma relação indireta com a Selic, por não ser atrelado às taxas de juros, as variações desse índice impactam em algumas ações. Se na renda fixa o aumento da taxa Selic pode trazer benefícios para a rentabilidade, nos papéis de empresas na Bolsa de Valores, por exemplo, pode-se notar algumas quedas.
Quando a Selic e os juros sobem, o poder de compra diminui, o que impacta a economia. As empresas com financiamento acabam pagando mais caro pelos empréstimos, e isso diminui o valor de ação. O mesmo vale no mercado: se os clientes consomem menos, os lucros de uma empresa diminuem.
Vimos aqui o que é taxa Selic e seu impacto nos principais investimentos. É relevante ressaltar que a taxa é calculada com base em vários indicadores, como o IPCA (inflação) e PIB. Quanto mais instável estiver a economia, mais variações sofre a taxa básica. Portanto, quando a inflação está controlada, a Selic se mantém (geralmente) baixa. Os cálculos são feitos para que o dinheiro continue em circulação e controle as demais taxas do país.
Quer ver mais informações e dicas sobre investimentos? Então, siga ANABBPREV nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.