
Investidor conservador: qual o investimento ideal para você?
A busca por uma gestão financeira sólida e estável é uma das características mais proeminentes do investidor conservador. Em um cenário econômico dinâmico e, em certos momentos, imprevisível, é fundamental entender como realizar uma escolha de investimentos que consigam preservar seu patrimônio.
Para quem deseja alcançar uma boa rentabilidade com suas aplicações, mas sem correr riscos na hora de montar sua carteira, é importante conhecer as principais alternativas para o investidor conservador. Se você quer saber quais são essas opções, continue a leitura e confira nossa lista!
Qual é o perfil do investidor conservador?
Ao compreender as principais características do investidor conservador, fica mais simples encontrar os melhores investimentos e, com isso, maximizar os retornos obtidos conforme as metas que foram determinadas.
Nesse sentido, esse perfil tem como principal aspecto o fato de ter aversão ao risco, ou seja, ele tende a evitar investimentos que podem trazer prejuízos ou que enfrentam maiores oscilações, como as ações.
Além disso, o investidor conservador normalmente busca ativos que ajudem a preservar o valor do seu capital. Por exemplo, o investimento em previdência privada representa uma alternativa interessante.
Quais as melhores opções para o investidor conservador?
Agora que você já conhece qual é o perfil do investidor conservador, bem como as suas principais características, que tal descobrir opções de ativos que podem ser usados para compor uma carteira de investimentos balanceada? A seguir, apresentamos algumas delas.
Poupança
A primeira opção é a tradicional poupança. Esse é um modo mais básico de começar a guardar dinheiro e que é muito utilizado por investidores com o perfil mais conservador, estando presente na maioria dos bancos mais tradicionais.
Essa opção oferece um local seguro para os indivíduos depositarem seu dinheiro enquanto ganham uma taxa de juros modesta. Porém, é preciso ter atenção com a inflação, pois, em alguns casos, esse rendimento pode ser inferior a ela.
Consequentemente, há desvalorização do seu dinheiro. No entanto, como as contas poupança são consideradas de baixo risco e altamente líquidas, podem ser uma boa alternativa na hora de constituir uma reserva de emergência, por exemplo.
Letra de Crédito do Agronegócio
As Letras de Crédito do Agronegócio é uma modalidade de investimento de renda fixa que pode ser uma ótima opção para a sua carteira de investimento. Boa parte das instituições financeiras oferecem esse tipo de ativo.
O valor captado é destinado para financiar as atividades agrícolas do país, ou seja, seu capital servirá como base para o crescimento econômico. Frequentemente, elas oferecem taxas de juros competitivas e vantagens fiscais.
Certificado de Depósito Bancário
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma boa opção para quem tem um perfil conservador. Ele nada mais é do que alternativa de renda fixa oferecida por várias instituições financeiras. Essa é uma opção de investimento bastante popular, dado que é acessível para investidores de diferentes perfis.
Além disso, esse tipo de ativo conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em até R$250 mil por CPF e por instituição financeira. Ou seja, em caso de falência da instituição emissora, o investidor tem direito a receber até esse valor de volta.
Previdência privada
A previdência privada é uma excelente alternativa para quem está em busca de um investimento rentável, seguro, flexível e que favorece o seu planejamento de longo prazo. Além disso, essa alternativa permite diversificar sua carteira e garante ainda mais segurança para sua família.
Com o objetivo de encontrar um plano alinhado aos seus objetivos, vale a pena contar com o suporte de uma entidade especialista. Isso traz ainda mais segurança na hora de realizar uma aplicação com foco no futuro. Tal modalidade também contribui para uma poupança programada, desenvolvendo a sua disciplina financeira.
Como escolher a melhor opção para seu caso?
Entre tantos ativos e recursos disponíveis, você pode sentir dúvida sobre quais são os mais urgentes a fim de incluir em sua carteira. Veja, a seguir, o que avaliar para determinar a ordem de escolha dos ativos.
Avalie seus objetivos
Mesmo dentro da categoria de investidores conservadores, existem diversos objetivos possíveis, tais como uma aposentadoria tranquila, uma fonte de renda extra ou a independência financeira para viver do próprio dinheiro.
Em cada caso, há ativos específicos que contribuem na intenção de alcançar essas metas. Por isso, é preciso entender quais são os seus objetivos na hora de selecionar os melhores investimentos e garantir bons retornos com o mínimo de risco possível.
Entenda o prazo de cada investimento
Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de escolher os ativos que vão compor a sua carteira é o prazo deles. Por exemplo, em geral, opções que têm um prazo de resgate mais longo tendem a oferecer uma rentabilidade maior. Porém, o risco também é aumentado.
Há ainda a importância de avaliar os seus objetivos na hora de definir o prazo de investimento. Por exemplo, se o seu objetivo é se aposentar, você pode calcular quanto tempo falta para isso.
Saiba quanto e com que frequência deseja investir
Por fim, vale entender qual será a frequência com a qual você fará os investimentos. O mais adequado é efetuar aportes mensais, pois isso ajuda a manter a disciplina financeira e a juntar um bom valor para o período da aposentadoria.
Além disso, é preciso planejar o valor que será investido em cada ativo. Nesse sentido, seguir o conselho de diversificar a carteira, apresentado por especialistas do mercado financeiro, é fundamental.
Dessa forma, você consegue minimizar os riscos e ainda obter um rendimento bem satisfatório. Caso tenha dificuldades, vale buscar ajuda de profissionais de mercado. A ANABBPrev disponibiliza especialistas para te ajudar nessa jornada.
Ao compreender quais são as principais características de um investidor conservador e quais são os meios a fim de escolher ativos bons, fica mais fácil começar a ter bons resultados. Além disso, ter o suporte de quem já conhece bem os investimentos disponíveis é uma ótima forma de montar uma boa carteira.
Quer saber mais sobre como investir em previdência privada? Então, use nosso simulador agora mesmo para compreender as possibilidades.