Fundo de renda fixa: entenda como funciona este investimento!
4 mins read

Fundo de renda fixa: entenda como funciona este investimento!

Se o tipo anterior focava em ativos que venciam no curto prazo, esse tem como foco títulos com vencimento distante para aproveitar os retornos compostos oferecidos a partir do tempo de aplicação. 

Entre os ativos que podem ser encontrados nesse fundo estão, principalmente, as debêntures e os títulos públicos de longo prazo. Assim, as chances de alcançar uma rentabilidade elevada são grandes. 

Fundo de dívida externa 

O quarto tipo de fundo que você deve conhecer são os de dívida externa, que focam em títulos de países estrangeiros para aproveitar a moeda. Nesse sentido, é comum ter investimentos em dólar ou euro. 

Apesar de poder gerar uma boa rentabilidade, essa opção gera riscos maiores ligados à volatilidade do mercado cambial. Por isso, em geral, são recomendados para investidores com um perfil mais arrojado. 

Fundo de crédito privado 

Por fim, vale citar o fundo de crédito privado, que tem como foco títulos emitidos por empresas privadas, como debêntures, certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs).  

Eles costumam ter uma rentabilidade mais atrativa e, consequentemente, um nível de risco mais elevado. Por isso, são mais apropriados para investidores com perfil de investidor moderado ou arrojado, já que o nível de exposição é maior. 

Como e quando investir nesse tipo de ativo? 

A decisão de optar por fundos de investimento depende de uma série de avaliações. Por exemplo, é preciso considerar o seu perfil de investidor para decidir qual é a opção mais adequada para você. 

Além disso, você precisa avaliar se esse tipo de ativo está alinhado aos seus objetivos financeiros, ao horizonte de tempo que pretende deixar o dinheiro aplicado e ao conhecimento de mercado que tem. 

Em geral, é mais comum que investidores iniciantes optem pelos fundos de investimento, já que contarão com a gestão de profissionais de mercado e com a escolha de ativos para compor o fundo feita por eles. 

Quais são as vantagens de investir em fundos de investimento? 

Após entender quais são os fatores para analisar e decidir como e quando investir em fundos de investimentos, agora é hora de descobrir as principais vantagens que esses ativos oferecem. Confira em detalhes, a seguir. 

Praticidade 

Fazer investimentos nesse tipo de ativo oferece uma forma muito prática de investir, já que você delegará as decisões de quais ativos incorporar a carteira para um profissional especializado. 

Dado essa característica, isso é especialmente atrativo para quem está começando a jornada financeira e, portanto, não tem tanto conhecimento para fazer uma gestão adequada do portfólio. 

Rentabilidade 

Outra vantagem desse tipo de investimento é que, como ele conta com diversas opções, oferece diferentes rentabilidades e níveis de risco. Assim, podem se alinhar para os diversos perfis de investidores do mercado. 

Além disso, há fundos com foco no curto e no longo prazo. Esses últimos têm um bom potencial para aumentar a rentabilidade, já que contam com a ação do tempo a favor. Ao escolher uma boa administradora, esse é um benefício e tanto. 

Facilidade na operação 

Por fim, vale citar que fazer esse tipo de investimento costuma ser simples e rápido, já que basta escolher a instituição que oferece essa opção e comprar a sua cota. Os resgates também são simplificados, o que facilita ainda mais a sua vida. 

Compreender como funciona o fundo de renda fixa e quais são os principais tipos, permite que você tenha mais informações para decidir se vale ou não fazer aportes nessa opção. Além disso, considere os benefícios citados ao longo do texto e as características de cada fundo para tomar a sua decisão. 

Quer continuar a sua jornada de aprendizado? Então siga nossas redes sociais. Estamos no Instagram, LinkedIn, X e YouTube