Confira os 6 melhores livros sobre finanças que você deve ler
Investir na sua educação financeira é essencial para alcançar o equilíbrio financeiro, atingir seus objetivos e conquistar um futuro com a qualidade que você espera. E uma das formas mais indicadas para manter esse estudo em dia é ler os melhores livros sobre finanças disponíveis no mercado.
Nesta publicação, listamos 6 livros interessantes, mostrando quais são as principais lições que podem ser obtidas em cada um deles. Com esta leitura, você poderá transformar sua forma de pensar e agregar ainda mais conhecimento para seu desenvolvimento pessoal. Acompanhe!
1. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker
Harv Eker é um empreendedor que começou dezenas de empresas diferentes antes de alcançar o sucesso com uma loja de produtos fitness. Depois de faturar milhões de dólares com sua rede de lojas fit, ele acabou tomando más decisões administrativas e perdeu sua fortuna.
O fracasso de sua história pessoal fez com que Eker analisasse as relações que as pessoas têm com seu dinheiro. Ele desenvolveu teorias sobre as melhores atitudes mentais para a riqueza e as colocou no livro Os segredos da mente milionária.
Sua obra é curta, fácil de compreender e traz uma série de pensamentos que precisam ser adotados para aqueles que desejam enriquecer.
2. Pai rico, pai pobre, de Robert T. Kiyosaki
Com sua primeira edição lançada em 1997 e ganhando uma edição atualizada ao completar 20 anos, esse é um dos principais livros sobre finanças do mundo: um best seller que ultrapassou a marca de 26 milhões de cópias vendidas.
Robet T. Kiyosaki conta que teve duas figuras paternas que traziam lições diferentes sobre a vida. O “pobre” era seu pai, um homem inteligente e renomado professor com PhD. Já o “rico” era o pai de um grande amigo seu, que nunca concluiu o segundo grau, mas se tornou o homem mais rico do Havaí.
O autor ressalta os contrastes entre os ensinamentos dos seus dois pais. Por exemplo, enquanto um recomendava “estude arduamente para trabalhar em uma boa empresa”, o outro diria “estude arduamente para comprar uma boa empresa”.
Saiba que o livro não traz parábolas ou conselhos concretos. Seu propósito é fornecer direcionamentos para fugir da “corrida dos ratos”, termo usado para um estilo de vida em que as pessoas correm de forma intensa e aleatória, mas não atingem um objetivo real.
3. Como organizar sua vida financeira, de Gustavo Cerbasi
Gustavo Cerbasi é um escritor, palestrante, administrador e consultor financeiro brasileiro com ampla experiência acadêmica e prática sobre finanças empresariais ou familiares. Ele desenvolve treinamentos, faz palestras na área e fornece consultoria para diferentes negócios no Brasil.
No seu livro Como organizar sua vida financeira, ele ensina como alguém pode planejar as suas contas para melhorar o uso de seu dinheiro e aproveitar as oportunidades, evitando dívidas e conquistando seus objetivos.
As dicas fornecidas pela obra são práticas e envolvem instruções sobre a rotina de gastos básicos, como lidar com despesas eventuais, fazer bons investimentos, usar crédito de forma inteligente e muito mais.
4. O investidor inteligente, de Benjamin Graham
O inglês Benjamin Graham foi um dos maiores investidores de todos os tempos e grande influenciador na área, pois seus ensinamentos transformaram as ideias fundamentais que as pessoas têm sobre investimentos. Ele foi o tutor de Warren Buffett, que constantemente é citado pela Forbes como uma das pessoas mais ricas do mundo e tendo ocupado o primeiro lugar desse ranking em 2008.
As obras de Graham foram escritas há muitos anos, mas são relevantes até o presente momento. O investidor Inteligente, por exemplo, foi escrito em 1949 e traz ensinamentos que podem ser úteis até hoje.
Seu conteúdo explica como as pessoas devem se portar em relação aos investimentos, quais são os hábitos, os princípios e as atitudes que devem ser construídos e mantidos para conseguir bons rendimentos. Veja alguns dos ensinamentos que são citados no livro:
● Não siga o mercado, adquira o hábito de pensar por conta própria;
● Conheça seus negócios e saiba exatamente o que está fazendo;
● Entenda a diferença entre investir e especular;
● Tenha uma política de investimento clara;
● Conheça o tipo de investidor que você é; entre outros.
5. Casais inteligentes enriquecem juntos, de Gustavo Cerbasi
Aqueles que partilham a casa e suas finanças com um parceiro têm muito o que aproveitar com esse outro livro de Gustavo Cerbasi, no qual ele explica como as diferenças entre um casal podem se complementar e superar dificuldades.
Por exemplo, Cerbasi ensina que o dinheiro é um dos causadores de desgaste na vida de um casal, seja pela sua ausência ou pelo excesso. Para evitar esse problema, o autor explica a importância de ter o hábito de falar sobre dinheiro assim que um problema relacionado a ele se instaurar, além da relevância de ter uma rotina de planejamento financeiro familiar.
Outra dica do livro é a criação de fundos destinados para emergências, imprevistos e gastos emergenciais. É recomendável que a reserva seja composta de uma média de seis meses das despesas familiares e tenha liquidez diária.
Com esse fundo, o casal não sofrerá com queda na qualidade de vida, não deixará de fazer seus investimentos e ainda evitará brigas pela falta de dinheiro quando se deparar com situações adversas, como crises financeiras, a necessidade de fazer uma cirurgia etc.
6. A mente acima do dinheiro, de Ted Klontz e Brad Klontz
Dr. Ted Klontz e seu filho Brad Klontz são líderes pioneiros do campo denominado Psicologia Financeira, disciplina que aborda temas relacionados ao comportamento humano e à gestão de dinheiro. A mente acima do dinheiro traz uma série de disfunções financeiras comuns em razão do descontrole emocional, como a infidelidade financeira (cônjuges escondem informações sobre dinheiro), compulsão por compras, dificuldade para economizar, entre outras.
O livro dos Klontz lista esses distúrbios financeiros, ensina como identificá-los, encontrar as suas causas e resolvê-los, tratando-se da leitura ideal para aqueles que têm dificuldades de seguir uma rotina financeira.
Ler os melhores livros sobre finanças poderá ser o que você precisava para conseguir aprimorar os seus hábitos financeiros. É possível encontrar tais obras em diferentes livrarias no Brasil, em comércios eletrônicos ou nas versões eletrônicas, que geralmente estão disponíveis em e-commerces. (Clique e veja os mais vendidos)
Para colocar em prática o que aprendeu, que tal conhecer alguns dos melhores investimentos da atualidade? Temos um conteúdo muito interessante que vai ajudar você a decidir entre previdência privada e Tesouro Direto. Não deixe de conferir!