7 mins read

Quais são e como funcionam as taxas de cartão de crédito?

Você tem um cartão de crédito? Se sim, é importante conhecer as taxas que são cobradas em diferentes atividades quando ele é utilizado. Assim, você evita pagar mais que deveria e evita algumas delas. A seguir, você confere quais são as principais taxas do cartão de crédito, bem como as situações nas quais elas aparecem e o que fazer para evitar a maioria.

Tenha uma boa leitura!

Anuidade

A primeira taxa que poderá ser cobrada é a de anuidade, um valor que deve ser pago todos os anos como uma forma de manter a administração do cartão. Esse valor é diferenciado a depender da instituição financeira e do tipo de cartão adquirido. Atualmente, existem alguns bancos que não cobram essa taxa, o que resulta em mais economia para os clientes. Afinal, esse valor pode ser alto e fazer com que muitas pessoas pensem duas vezes antes de adquirir um cartão de crédito.

Assim, caso ainda prefira um cartão que tenha anuidade, por conta de algum benefício extra, pesquise bastante para encontrar um modelo que seja compensador ou que tenha um valor menor dessa taxa. Em algumas ocasiões, vale a pena investir em um cartão sem taxa de anuidade, para que você tenha maior economia com esse serviço e não se preocupe em pagar esse valor na data correta, para evitar multas caras.

Saque

Outra taxa que também é muito cobrada em diversos cartões de crédito é a de saque. Ou seja, no momento que você retira dinheiro em espécie de um caixa eletrônico. Além disso, os cartões também contam com um limite para gastos, como se fosse um empréstimo oferecido pelos bancos aos seus clientes. Em alguns deles, os juros podem ser altos, beirando os 15%, bem como acrescida a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Em um exemplo simples: caso você vá até um caixa eletrônico retirar 200 reais em espécie para pagar uma conta, você precisaria pagar de volta cerca de 80 reais para ressarcir todas as taxas impostas. Assim como na anuidade, existem bancos que só cobram essa taxa a partir de um número mínimo de saques ou até mesmo de maneira ilimitada, o que resulta em mais economia para o cliente.

Segunda via do cartão

Perdeu o seu cartão ou foi roubado? As instituições financeiras permitem que você adquira uma segunda via do seu cartão para continuar a usar o serviço. Entretanto, você também precisará pagar uma taxa para isso. Existem situações nas quais o pagamento desse valor não precisa ser feito, como existindo a responsabilidade da inutilização ou perda do cartão por parte do banco ou instituições financeiras.

O valor a ser pago pela segunda via do cartão pode variar conforme o tipo e a instituição financeira a qual ele é atrelado. Existem alguns bancos que cobram parcelas mais baratas para esse benefício, então, é importante ficar atento a esse ponto antes de escolher o seu banco. A principal dica para evitar o pagamento dessa taxa é ter o máximo de cuidado possível com seu cartão, evitando guardá-lo em qualquer lugar, mas sim em um local seguro e que você se lembre na hora de utilizá-lo.

Aumento emergencial do limite

Muitas instituições financeiras têm a sua própria maneira de fazer o aumento do limite dos seus clientes. Alguns optam pela análise da utilização do cartão, fazendo esse aumento automaticamente. Em outras, é preciso fazer um pedido para que o caso seja analisando individualmente. Entretanto, podem surgir situações nas quais o aumento do limite deve ser feito de maneira emergencial.

Dessa forma, os bancos fazem o aumento de maneira rápida, mas podem cobrar uma taxa considerável para isso. Muitas vezes, isso acontece quando um cliente precisa comprar um produto de valor maior que o limite estabelecido ou mesmo com o limite atingido, ele continua comprando. O valor dessa taxa também varia conforme o tipo de cartão e a instituição financeira em questão. A melhor maneira de evitar o pagamento dessa taxa é não ultrapassar o limite de crédito e, caso precise de mais, peça pelo aumento antecipadamente.

Parcelamento da fatura

Muitas pessoas acabam com faturas muito grandes no cartão e, quando chega a hora de pagá-las, não contam com o dinheiro disponível para fazer o pagamento integral. Nesse caso, uma opção é fazer o parcelamento do valor. Quem faz o parcelamento de fatura precisa lidar com algumas taxas: além do valor da conta, também é preciso custear o IOF. De maneira prática, deverá ser pago, todos os meses do parcelamento, 15% a mais do valor da fatura.

Para não pagar essa taxa, é importante evitar ao máximo passar do seu limite de pagamento da fatura. Mesmo que você tenha crédito para isso, pense no dinheiro que você terá para pagar a conta depois. Por isso, faça um planejamento financeiro e considere o dinheiro disponível para que você possa fazer as suas compras. Além disso, procure sempre reservar uma reserva de emergência para eventuais gastos extras.

Pagamentos de conta pelo cartão

Algumas instituições financeiras permitem que o cartão de crédito seja utilizado para o pagamento de contas, sejam boletos de contas gerais ou para a quitação de outras faturas específicas. Entretanto, por mais que seja considerado um benefício, o cliente do cartão precisará pagar uma taxa por essa comodidade. O valor a ser cobrado varia para cada banco, além de incidir sobre o valor da conta quitada.

Quanto maior o valor da conta, maior será a taxa que deverá ser paga pela praticidade de fazer o pagamento utilizando o cartão de crédito. Dessa forma, opte por utilizar outros meios para quitar certas contas. Assim, você não precisará lidar com nenhuma taxa, ao mesmo tempo que economizará e precisará desembolsar apenas o valor da dívida, caso ela esteja em dia.

Então, entendeu quais são e como funcionam as taxas do cartão de crédito? É importante se atentar sobre elas para não gastar mais dinheiro do que deveria com seu cartão.

Gostou do texto? Então, siga nossas redes sociais e receba mais conteúdos e novidades direto na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *