Vale a pena investir por app de investimento? Entenda!
7 mins read

Vale a pena investir por app de investimento? Entenda!

Embora fazer investimentos seja uma prática antiga, foi recentemente que essa atividade começou a ficar mais popular. Principalmente por conta dos avanços tecnológicos e do maior fluxo de informações, mais pessoas têm ficado interessadas em começar a investir, em especial para ter tranquilidade no futuro. Contudo, nem todas sabem ao certo como fazer isso.

Pensando em facilitar a vida dos investidores, diversas empresas criaram ferramentas, como aplicativos de investimento. Existem diversos apps que permitem escolher onde alocar seus recursos, mas é necessário levar algumas informações em consideração para saber se vale apenas utilizar esse tipo de ferramenta. Por isso, elaboramos este texto para explicar como avaliar se um aplicativo de investimentos pode servir ou não para você. Acompanhe!

O que são app de investimento?

Com o advento dos smartphones, foram inventados também os aplicativos. Esses programas para celular têm causado uma grande transformação na sociedade. Apenas a título de exemplo, estima-se que em 2021 essas ferramentas movimentem até 6,3 trilhões de dólares. No Brasil, cerca de 60% dos indivíduos adultos utilizam algum aplicativo em seu smartphone. Além disso, com a pandemia, eles ficaram ainda mais populares.

É bem provável que você já utilize algum app. As finalidades dessas ferramentas são diversas, podendo servir de entretenimento com jogos e plataformas para assistir séries e filmes, até mesmo para funções essenciais, como pedir comida, ficar atualizado sobre notícias e saber o melhor caminho para chegar a determinado destino, evitando o trânsito.

No caso de um app de investimento, a função do aplicativo é permitir ao usuário organizar suas alocações nos mais diferentes tipos de fundos, ações e demais formas de investimento. O intuito dessas ferramentas é fazer com que o investidor possa organizar suas finanças da palma de suas mãos, sem sair de casa, nem precisar de um computador.

Quais as vantagens e desvantagens?

Em um primeiro momento, utilizar um aplicativo de investimento parece ser uma excelente oportunidade para organizar suas alocações e facilitar sua vida. Contudo, é necessário levar em conta algumas informações para perceber quais as vantagens e desvantagens que esse tipo de programa pode trazer.

Vantagens

Uma das principais vantagens é a facilidade que um aplicativo de investimento possibilita. Quem deseja alocar seu dinheiro nos mais diversos tipos de aplicações pode fazer isso de apenas um lugar. Dependendo do tipo de programa utilizado, é possível fazer transações no mercado de renda variável, comprar títulos do Tesouro, investir nos mais diversos modelos de renda fixa e até mesmo em fundos de investimentos. Assim, você economiza tempo, alocando seus recursos com poucos toques em seu smartphone.

Além disso, outro ponto positivo é a possibilidade de receber dicas de investimentos que estejam alinhadas ao seu perfil. Ao cadastrar suas informações no app, é comum que o usuário tenha de responder um questionário para que seja identificado seu perfil investidor. A partir de então, o próprio app pode dar sugestões de investimentos que sejam boas para você.

A diversificação nas alocações é mais um dos benefícios que esse tipo de programa pode trazer aos usuários. É consenso no mundo dos investimentos que vale a pena diversificar a carteira, ou seja, não colocar todo seu dinheiro em apenas um local. Com um app de investimento é possível ter acesso a diversas opções de aplicação, o que favorece essa prática.

Desvantagens

Com relação às desvantagens, a primeira delas está relacionada à cobrança pela utilização do aplicativo ou pelas transações que a plataforma faz. Dependendo do tipo de ferramenta utilizada, pode ser que os valores de manutenção e corretagem sejam prejudiciais para sua realidade.

Outro ponto é que em determinados momentos o Home Broker de um aplicativo pode ter instabilidade. Essa situação é prejudicial, principalmente para quem deseja realizar transações em tempo real dentro do mercado variável, como day-trade.

Além disso, para utilizar alguns aplicativos, é necessário aceitar que a alocação de recursos será feita de maneira robotizada. Isso significa que o investidor não terá controle total sobre as transações. Embora possa ser uma boa opção para iniciantes, esse tipo de ferramenta muitas vezes tira a autonomia do usuário.

Um ponto que é importante ser ressaltado, é que essas vantagens e desvantagens podem variar de acordo com o tipo de app de investimento que será utilizado. Algumas ferramentas apresentam melhores funcionamentos em determinados setores e deixam a desejar em outros. O ideal é que o usuário investigue o histórico do aplicativo que deseja utilizar para evitar problemas.

O que levar em consideração antes de investir por aplicativo?

Agora que você já compreendeu o que é um app de investimento e quais são suas vantagens e desvantagens, vale a pena compreender o que levar em consideração para saber se determinado aplicativo é adequado para você ou não. Nesse sentido, é importante:

  • saber da confiabilidade do aplicativo: pesquise na internet e com pessoas próximas se já utilizaram a ferramenta e se suas experiências foram positivas;
  • ler com atenção os termos de uso: fique por dentro de todas as condições do serviço que você está contratando com o aplicativo para evitar incômodos e problemas;
  • analisar os preços dos serviços: procure saber exatamente quais as taxas que serão cobradas. É comum que o valor possa variar de acordo com a rentabilidade e tipo dos investimentos que você escolher;
  • conferir os tipos de aplicações disponíveis: antes de começar a utilizar o aplicativo, verifique quais as modalidades de investimentos que ele disponibiliza. É importante que o tipo de alocação esteja de acordo com o seu perfil e seus objetivos;
  • entender as ferramentas automáticas: alguns apps permitem que seu dinheiro seja alocado de maneira programada. Essa pode ser uma boa opção para iniciantes, mas que tira a autonomia do investidor.

Utilizar um app de investimento pode ser uma excelente opção para quem deseja poupar pensando no futuro. Por meio deles, é possível ter acesso à carteira de investimento de forma rápida e prática. Além de ganhar tempo, algumas ferramentas permitem uma grande diversificação de investimentos. Contudo, é necessário analisar bem o aplicativo que deseja utilizar, para saber se ele está de acordo com suas necessidades. Portanto, siga nossas dicas!

Quer ter acesso a mais conteúdos como este e ficar por dentro das principais informações e dicas sobre finanças? Então, assine nossa newsletter gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *