Como pagar previdência privada? Respondemos essa e outras dúvidas!
7 mins read

Como pagar previdência privada? Respondemos essa e outras dúvidas!

Previdência privada é um ótimo investimento para aqueles que visam tranquilidade no futuro. Ela vem como uma forma de garantir uma aposentadoria programada, além daquela disponibilizada pelo governo.  

Entretanto, quando falamos desse assunto, muitas dúvidas podem surgir. Por isso, preparamos esse artigo para você para explicar um pouco mais sobre previdência privada, como é contratada e paga, além de responder outras dúvidas relevantes. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema! 

Como funciona o pagamento da previdência privada? 

Antes de entender como é feito o pagamento da previdência privada, primeiro vale entender para que ele serve.  

O dinheiro pago para uma empresa que vende previdência privada vai para um fundo. Mas o que é isso? Bom, um fundo de investimento define um conjunto de produtos financeiros, ou seja, seu dinheiro não vai apenas para um lugar, e sim para vários.  

Porém, não precisa se preocupar, você não precisará administrar todos esses investimentos. Para isso, a grande maioria das empresas cobra uma pequena taxa chamada de taxa de administração, que serve para pagar uma pessoa para cuidar dos seus investimentos da melhor maneira.  

Bom, agora que você já sabe como seu dinheiro será usado quando você pagar uma previdência privada, entenderemos como fazer isso.  

Basicamente, a resposta é que depende. Isso varia conforme a empresa que você contratar para executar esse serviço. Porém, quando você for procurar por uma previdência, muito provavelmente eles te explicarão como funcionará esse pagamento.  

Entretanto, geralmente, o aporte é feito de maneira mensal, com o valor acordado entre você e a empresa. E a partir disso, o trabalho será todo dessa instituição para administrar seu dinheiro.  

Como fazer previdência privada? 

Antes de investir em qualquer coisa, primeiro é preciso saber sobre isso. Como você está lendo esse artigo, imagino que esse passo você já esteja fazendo. 

Agora, você precisará encontrar uma empresa que trabalhe com previdência privada, que seja confiável e conhecida no mercado.  

Esse será o momento para você fazer diversas perguntas. Então aproveite para perguntar não só sobre a empresa, mas sobre o próprio produto, ou seja, sobre a previdência e suas especificações.  

Pergunte qual é a taxa de rendimento do produto, como funciona a administração, quais são as taxas cobradas pela empresa, como funciona o Imposto de Renda e qualquer outra dúvida que você não respondeu em sua pesquisa sobre o assunto.  

Para quem é indicado a previdência privada? 

Você é uma pessoa preocupada com o futuro? Ou alguém que quer viver uma vida confortável quando aposentar? Então, a previdência privada é para você. 

Embora você, possivelmente, pague o INSS, ele nem sempre será o suficiente para te dar uma vida confortável na aposentadoria. Afinal, ele tem muitas variantes, desde o tempo de contribuição, do salário que você tinha quando trabalhava ou até mesmo das regras do governo.  

Ou seja, a previdência privada é para todos, todos que querem garantias em seu futuro e sonham em se aposentar tranquilamente.  

Qual é o valor mínimo para investir? 

Normalmente, existem alguns planos de previdência privada que variam conforme a empresa que você escolher. Mas basicamente, tudo depende do que você quer para sua aposentadoria. 

Ou seja, se você é uma pessoa que acredita que pode viver com menos, que não precisa de muitas mordomias e que está acostumado a um padrão de vida um pouco mais baixo, é possível contratar um plano mais barato. 

Mas, caso você seja alguém já acostumado com um padrão de vida alta ou que deseja ter um quando se aposentar, também é possível escolher por planos que vão garantir isso, que terão uma parcela mensal maior.  

Além disso, o valor também depende do tempo de contribuição que você terá. Ou seja, se você deseja receber determinado valor por tantos anos, como R$10.000,00 por mês durante 20 anos, mas você irá contribuir por apenas 10 anos, o preço de aporte mensal será maior que uma pessoa com o mesmo objetivo, mas que contribuirá por 30 anos.  

Para isso, muitas empresas disponibilizam uma ferramenta de simulação em seus sites, para você ter uma noção do valor de aporte conforme os seus objetivos e prazos.  

Quem paga previdência privada precisa pagar INSS? 

A resposta resumida é: sim. Todo indivíduo que realiza uma atividade formal remunerada é obrigado a fazer contribuição para o INSS. Ou seja, todo mundo que tem carteira assinada. Mas, como você já deve saber, esse valor é descontado automaticamente do seu pagamento.  

Existe também o caso de você ser MEI, Micro-empreendedor individual, ou um empresário. Ai, diferente da carteira assinada, o INSS não é descontado automaticamente, mas você precisa fazer o pagamento todo mês para manter a situação da sua empresa ativa.  

 

Para pessoas que trabalham como autônomas ou realizam serviços eventuais, os chamados “bicos”, é importante iniciar as contribuições ao INSS ao contratar uma previdência privada. Isso porque a previdência privada funciona como um complemento à previdência pública. 

O pagamento do INSS pode ser feito diretamente pelo site do governo, por meio da Guia da Previdência Social (GPS), que deve ser quitada mensalmente para garantir os direitos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e outros benefícios. 

Como escolher a empresa de previdência privada? 

O mais importante na hora de buscar por uma previdência privada é garantir a escolha de uma boa empresa. Além de ser uma empresa especializada, ela também precisa ser confiável e estabelecida no mercado.  

Além disso, é preciso avaliar o produto oferecido por ela, quais são suas especificações, como você fará o pagamento, quais são as taxas e se tem algum benefício extra.  

Nesse sentido, você deveria conhecer a ANABBPrev, uma empresa de previdência complementar que pode te ajudar a conquistar o sonho da aposentadoria tranquila.  

Ela tem uma estrutura de gestão própria e um grande diferencial em comparação com as outras do segmento, pois não visa o lucro e, por isso, todo dinheiro gerado é revertido em benefício para os seus participantes.  

Entendeu agora como funciona a previdência privada? Agora que você respondeu suas perguntas sobre o assunto, está na hora de procurar investir no seu futuro.  

Gostou do artigo e quer conhecer mais sobre a ANABBPrev? Então entre em contato conosco agora mesmo!