Conheça 7 dicas para impulsionar a carreira na quarentena
Impulsionar a carreira no período de quarentena é possível. Se a quarentena é inevitável, é hora de utilizá-la a seu favor – profissionalmente falando. “Busque novas formas de investir o seu tempo, em vez de desperdiçá-lo”, sugere Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira. “Aprenda um novo idioma ou uma nova metodologia, faça um curso, leia ou escreva um livro.”
Para Edjane Martins, especialista em RH e diretora no Instituto Brasileiro de Coach, “o momento é de muitas incertezas, mas também de oportunidades”. Isso porque, diz, “embora muitas empresas estejam reduzindo seus quadros, há outras renovando suas equipes”. Por isso sugere deixar o currículo atualizado.
Já Catarina Pierangeli, especialista em mídias digitais, propõe trocar o networking pelo netweaving. “Nele, buscamos as pessoas com a intenção de agregar valor à vida delas. Pense o que você pode dispor: seu tempo, seu conhecimento, uma dica. Escolha alguém e ofereça, sem esperar nada em troca. O prazer está em doar.”
7 dicas para alavancar sua carreira
1 – Foque seu objetivo
Como muitos profissionais estão com mais tempo livre, Rebeca lembra que há diversas plataformas e cursos gratuitos ou com valores acessíveis disponíveis. A dica é o profissional se aprimorar naquilo que tem interesse, mas nunca teve tempo. “Neste primeiro momento, entenda o que você já sabe, descubra o que realmente quer desenvolver e aprender para assim ter clareza e buscar oportunidades”, sugere. No entanto, é importante dedicar um momento determinado para estudar sem interferências e ser perseverante ao longo do processo: “Seguir com o curso até o fim, aprofundar nos temas propostos e cumprir o horário consigo mesmo são igualmente importantes”.
2 – Equilibre seu tempo
Tenha em mente suas prioridades e faça um cronograma do que precisa ser feito para administrar bem as 24 horas por dia e os 7 dias da semana. A especialista em carreira sugere usar o conceito de fluxo do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi. Segundo ele, o ideal seria usar 8 horas para dormir, 8 horas para trabalhar e cuidar do sustento e 8 horas para manutenção (alimentação, higiene e cuidados da família, da casa, dos pets). “O desafio é limitar as 8 horas de trabalho, pois, quando não é respeitado, fica faltando tempo para o sono e para a manutenção da vida. E, com isso, a saúde física, mental, emocional e espiritual são deixadas de lado”, pondera Rebeca.
3 – Conecte-se com as pessoas
Utilize as plataformas – como Hangouts, Messenger, Skype, WhatsApp e Zoom – para substituir os cafés e os almoços de relacionamento. “Lembre-se daquela célebre frase: quem não é visto não é lembrado. Pois bem, agora, em meio à quarentena, precisamos ser mais lembrados do que nunca”, observa a especialista em mídias digitais. No entanto, Catarina ressalva que “relacionar-se é uma arte que pode destacá-lo em meio à multidão”, desde que alguns cuidados sejam tomados:
O que é legal
• Tanto no networking quanto no netweaving, é importante conhecer o público-alvo. “Para isso, sugiro que faça um Mapa de Stakeholders bem detalhado. Confira no vídeo abaixo como:
• Outro passo importante é saber como abordar e tomar muito cuidado para não ser invasivo ou inconveniente. “A melhor forma é começar sem pretensão. Inicie uma conversa e mostre interesse genuíno pela pessoa, faça perguntas sobre seu dia a dia e procure entender suas necessidades. Foque as trocas.”
O que não é legal
- Fazer contato com alguém por puro interesse, sem pensar em troca.
- Conectar e já oferecer serviços, produtos ou pedir emprego.
- Enviar spam tanto por e-mail quanto por mensagens em mídias sociais.
4 – Use as redes sociais a seu favor
“Se você ainda não tem perfil nas redes sociais, aproveite esta oportunidade para abrir”, sugere Catarina. “As mídias estão fervilhando! No trabalho ou na vida social, prefira chamadas com vídeo, faça calls, lives. É um ótimo momento para quebrar paradigmas. A pandemia trouxe o isolamento, que nos empurrou, definitivamente, para o on-line, provocando a transformação digital de alguns negócios e pessoas que ainda insistiam em se manter analógicos. Se você não surfar esta onda agora, surfará quando?”, pergunta. Mas lembre-se que a finalidade das redes sociais é compartilhar conhecimento, experiências e informações. “Por isso, seja gentil e cordial, evite temas polêmicos e discussões sem fundamento. Elogie as conquistas de seus contatos e ajude-os sempre que possível”, pontua.
5 – Deixe seu perfil mais relevante no LinkedIn
“O LinkedIn está se tornado uma rede mais amigável. Recentemente, liberou o stories para todos os perfis e começou a liberar, também, para as páginas corporativas – as LinkedIn Pages. O algoritmo tem privilegiado esse espaço com boa visibilidade. Experimente!”, sugere Catarina. No entanto, antes de conectar com um perfil, estude-o. Sim! Isso mesmo! Leia o perfil, as publicações – posts e artigos –, conheça o que a pessoa faz, onde trabalhou, onde estudou e os contatos que vocês têm em comum. Ao enviar um convite, faça por meio de uma mensagem personalizada, dizendo por que está fazendo a abordagem e se coloque à disposição. “Não precisa ser muito formal, mas não seja íntimo demais. Busque o meio-termo, ou seja, a linguagem coloquial. De tempos em tempos, mande uma mensagem só para saber o como a pessoa está. Pergunte genuinamente e fale sobre você.”
6 – Atualize seu currículo
O currículo é a primeira impressão que um recrutador terá sobre a imagem do profissional. Diante disso, informações desorganizadas, foto informal ou estampa incompatível com a seriedade exigida pelo cargo podem ser cruciais numa seleção – e nada melhor do que a quarentena para revisitá-lo. “O momento da triagem é rápido e, se não encontramos palavras-chaves do que estamos buscando, descartamos”, avisa a especialista em RH. Edjane ensina a responder à pergunta: Dentro das minhas qualificações, quais são as experiências e as conquistas que me tornam irresistível para a vaga? “Acredite, esta pergunta salva”, diz.
Atenção a 5 pontos
- Objetividade é tudo em um currículo: foque uma função e deixe claro o que você pretende;
- Erros de português são eliminatórios: preste atenção quando estiver redigindo o currículo; ao finalizar, peça ajuda para revisá-lo;
- Use uma única fonte e tamanho e estruture o documento por tópicos;
- Insira sua experiência de forma cronológica inversa e fale de forma resumida. Só descreva o que realmente você: mentir é furada.
- Use uma linguagem entusiasta e apresente suas realizações de forma honesta e convincente.
7 – Encontre oportunidades para ser útil
Dentre suas habilidades, identifique uma forma de contribuir com pessoas ou organizações que estejam passando por alguma vulnerabilidade. “Trabalho voluntário costuma ser um bom caminho de aprendizado e colaboração, desde que não seja uma fuga de nossos problemas ou responsabilidades”, afirma Rebeca. “Num cenário de incerteza e instabilidade, quanto mais eficácia e eficiência, melhor, mesmo quando se trata de voluntariado. A sociedade, de modo geral, está carente de bens materiais e afetivos. Basta olhar para o lado para encontrar pessoas que estão em condições piores que a nossa, física ou psicologicamente.”
As dicas são importantes e válidas, aproveite e período alavanque sua carreira esse momento pode ser muito bem utilizado.
Abraços e até a próxima!
Fonte: Instituto de Longevidade Mongeral Aegon