6 mins read

Hábitos financeiros que pessoas de sucesso adotam e não abandonam!

Os hábitos de uma pessoa influenciam diretamente no alcance do seu sucesso. Por isso, ter bons hábitos financeiros são fundamentais para que você tenha equilíbrio em suas contas e mais qualidade de vida tanto no curto, quanto no longo prazo. Mas não basta a boa vontade e a determinação para que você conquiste esses objetivos — existem estratégias específicas a serem seguidas.

Neste post explicaremos o que é, de fato, o desequilíbrio financeiro e suas principais consequências e, depois, abordaremos os principais hábitos que você pode adotar para ser mais produtivo, viver com mais tranquilidade e ainda se tornar uma pessoa de sucesso financeiro. Confira!

O que é desequilíbrio financeiro?

O desequilíbrio financeiro, normalmente, consiste na incapacidade de você organizar seus orçamentos — gerando constantes momentos de falta de recursos para realizar seus investimentos e planejamentos. Logo, caso esse problema não seja solucionado, a pessoa diminuirá sua riqueza e nunca alcançará o tão almejado sucesso.

Quais são as principais causas?

São várias as causas que colocam uma pessoa em desequilíbrio financeiro e, muitas vezes, ela não consegue se enxergar em meio ao problema. Alguns dos principais deslizes, são:

  • Falta de planejamento: deixar de antever em longo prazo os gastos, fazendo com que se inunde de contas para pagar sem ter uma reserva financeira que faça frente à imprevistos;
  • Gastar mais do que recebe: muita gente gasta mais do que sua renda fixa. As principais causas vêm, por exemplo, de impulsos ao ver promoções ou opções vantajosas de parcelamento;
  • Dificuldade em poupar: pode variar desde a compulsão por compras, até por questões inevitáveis, como gastos médicos, desemprego ou salário baixo;
  • Baixa produtividade: a pessoa diminui seus rendimentos por não conseguir trabalhar com produtividade.

Quais são os principais hábitos financeiros?

Para não ser alguém que vive endividado ou que nunca consegue tirar um projeto do papel, é fundamental desenvolver novos hábitos financeiros. A seguir, aprenda atitudes simples para se controlar e mudar sua condição para melhor!

Registre seus gastos

O primeiro passo é listar todos os gastos que você tem, sejam eles diários, mensais, semestrais ou anuais. Pode parecer uma tarefa simples, mas isso gera grandes impactos na sua vida financeira. Afinal, é normal que você tenha aquelas despesas desnecessárias que podem ser reduzidas — ou até mesmo eliminadas —, mas não as observava até colocá-las no papel.

Utilize softwares de gerenciamento financeiro no celular ou adote a velha dupla do caderno e caneta para anotar suas despesas. Lembre-se de classificar os gastos em:

  • Fixos: que se repetem mensalmente, ou se alteram pouco, como as contas de água, luz, aluguel …;
  • Variáveis: que não são frequentes, como saídas de lazer ou compras esporádicas;
  • Necessários: não podem ser reduzidos ou cortados, como despesas médicas;
  • Desnecessários: podem ser cortados, como o delivery de lanches durante a semana ou assinaturas de canais de TV.

aprenda a investir seu dinheiro

Muitas pessoas acabam deixando seu capital na poupança — que é uma alternativa bastante popular —, mas não consideram que esse pode ser um investimento de baixíssima renda e, normalmente, é muito próximo à inflação, ou seja, não te dá nenhum ou quase nenhum ganho real durante o ano.

Por isso é fundamental saber que existem investimentos com características bem variadas. A opção depende do seu objetivo.

Um indivíduo que deseja complementar sua renda para garantir uma aposentadoria abundante e com qualidade deve investir em uma previdência complementar e ter isso como prioridade. Não contribua somente se sobrar dinheiro, coloque esse valor como despesa necessária no seu registro de gastos, já que sua aposentadoria depende disso.

Pesquise preços

Esse é outro hábito simples e indispensável para poupar dinheiro. Trata-se de buscar por preços menores antes de comprar. Graças à internet, essa é uma tarefa fácil, com ferramentas de buscas como o Google ou de comparação de preços, como o Zoom ou o Buscapé.

Estabeleça objetivos e prioridades

Faça sempre um planejamento com objetivos estabelecidos. Assim você conseguirá reservar capital necessário para realizá-los. Alguns exemplos são uma viagem ou um investimento na educação futura dos filhos. Sempre que for definir uma meta, tenha em mente que elas precisam ser:

  • Específicas: diretas, claras e práticas;
  • Mensuráveis: quantificáveis com indicador, percentual ou valor específico;
  • Alcançáveis: possíveis de alcançar dentro da sua realidade;
  • Relevantes: vantajosas, com retorno positivo;
  • Temporais: alcançáveis em determinado tempo.

Por exemplo, você pode definir que quer fazer uma viagem com seus 2 filhos e seu marido ou mulher, para a cidade de Natal/RN, daqui a 1 ano, que custará R$ 3.000,00. Essa meta usou os critérios acima para ser estabelecida. No caso, ela será específica, porque você definiu a cidade e a quantidade de pessoas que irão com você na viagem; ela é mensurável porque você sabe o custo da viagem; ela é alcançável porque você verificou que consegue economizar R$ 250,00/mês para pagar as despesas da viagem, ou seja, ela cabe no seu orçamento sem te apertar; é relevante, pois será um momento de lazer que precisam; e é temporal, porque querem viajar daqui 1 ano.

É imprescindível aplicar todas essas dicas a fim de conseguir seu sonhado sucesso. Somente com bons hábitos financeiros você vai atingir seus objetivos e garantir mais qualidade de vida e segurança familiar em longo prazo.

Gostou do que aprendeu? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Estas dicas também podem ser relevantes para seus amigos e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) para receber mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *