4 mins read

5 passos para você conquistar sua independência financeira!

A independência financeira é um dos principais sonhos dos profissionais de sucesso. É importante não confundir a independência financeira com a aposentadoria ou com deixar de trabalhar, afinal ela significa que você não dependerá mais da renda do trabalho para sobreviver porque conseguirá pagar suas despesas mensais somente com os rendimentos de seus investimentos.

Mas esse sonho não vem sozinho, é preciso aplicar estratégias específicas que garantirão a sua realização. Neste artigo, apresentamos os 5 principais passos a serem seguidos para você conquistar sua independência financeira! Confira!

1. Entenda a importância de ganhar dinheiro antes de atingir a independência financeira

Este pode parecer um passo óbvio, entretanto somente será possível acumular patrimônio e fazer investimentos se você antes conseguir ganhar dinheiro suficiente para isso, seja por meio de uma renda mensal ou com algum empreendimento. É muito importante não deixar seu trabalho de lado na busca pela independência financeira.

Quando uma pessoa se foca em realizar investimentos, é comum que se dedique menos ao trabalho e ao seu desenvolvimento profissional, o que é um grande erro, afinal demora um certo tempo até que a rentabilidade dos seus investimentos seja maior que a sua capacidade de investir.

O primeiro passo é ter uma fonte de capital segura até que você aprenda a investir corretamente e os rendimentos estejam amadurecidos o suficiente para gerar o capital desejado. Por essa razão, esse é um passo que não pode ser negligenciado pelos profissionais.

2. Poupe a acumule patrimônio

Muitas pessoas que conseguem ganhar mais dinheiro costumam aumentar as despesas na mesma proporção. Por exemplo, um profissional consegue uma promoção e o devido aumento do salário, mas agora ele adquire um carro mais valioso, um apartamento maior etc.

Esse é outro entrave para conquistar a independência financeira, recomenda-se que esse capital extra ou parte dele seja utilizado para realizar investimentos com o objetivo de multiplicar esse dinheiro.

Outra forma de poupar consiste em contabilizar todas suas despesas e detectar aquelas desnecessárias, que podem ser eliminadas sem reduzir sua qualidade de vida. Um bom exemplo são compras ocasionais de pequenas futilidades, à primeira vista parecem gastos irrisórios, mas no final do mês fazem a diferença no bolso.

3. Diversifique seus investimentos

Cada perfil de investidor prefere investimentos com determinadas características. Por exemplo, um investidor arrojado tende a alocar seu capital em ações e investimentos arriscados, enquanto os conservadores utilizam somente os mais seguros.

Mas uma tática que traz mais resultados é a diversificação da carteira de investimentos, para isso, determine um percentual dela para os mais seguros e outro para os mais arriscados. Dessa forma, você não ficará limitado aos investimentos seguros de baixa renda, como também não arriscará todo seu capital em um de alto risco.

Recomenda-se que você invista em um fundo em longo prazo e seguro, como um fundo de pensão de previdência complementar, enquanto faz outro investimento mais arriscado.

4. Use os juros compostos a seu favor

Essa tática consiste no reinvestimento da rentabilidade e tempo. Quanto mais tempo seu capital estiver investido, maior será a capacidade de acelerar o potencial de ganho do investimento inicial. Por exemplo, sempre que seus investimentos em fundos renderem, utilize esse montante no mesmo investimento ou em outro promissor.

5. Aplique a estratégia de alocação de ativos

A alocação de ativos é uma estratégia em que o investidor melhora a relação entre risco e retorno por meio do posicionamento dos ativos. Na prática, você estuda as classes de investimentos e analisa qual terá mais retorno no atual cenário econômico.

Portanto, você deve estar constantemente analisando o mercado para saber quanto investir e quando. Esse é um tema que pode ser complexo, já que são vários os ativos disponíveis no mercado, como títulos, ações, imóveis, moedas estrangeiras etc. Entretanto, é muito importante não deixar de aplicar a dica número três e sempre manter a caderneta variada entre investimentos seguros e outros arriscados.

Percebe-se que não existe um segredo para alcançar a independência financeira, é preciso dedicação, determinação e, principalmente, a aplicação dos passos explicados neste conteúdo.

Receba atualizações de nossas postagens diretamente na sua caixa de entrada assinando a nossa newsletter! É gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *