7 mins read

O que é PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR fechada?

Todo cidadão que deseja garantir um futuro financeiro estável, tranquilo e seguro precisa saber como funcionam os planos de Previdência Complementar Fechada. Esse é um tipo de investimento que ganha cada vez mais espaço no mercado pelas amplas vantagens que oferece ao investidor.

Muitas pessoas deixam de aproveitar os benefícios desses planos por não saberem seus objetivos, assim como a diferença deles para outros investimentos. Para solucionar suas dúvidas sobre o tema, redigimos este artigo com as principais informações sobre esse tipo de plano de previdência, que pode mudar sua vida e trazer mais segurança para o seu futuro. Boa leitura!

O que é a previdência complementar fechada e qual seu principal objetivo?

Uma Entidade de Previdência Complementar Fechada é tecnicamente conhecida como uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). Trata-se de opções de investimentos que fornecem uma aposentadoria adicional ao colaborador.

Eles atuam como forma de Fundações ou Sociedades Civis e são acessíveis a colaboradores vinculados a entidades de classes, associações ou empresas. O investidor receberá os valores da aposentadoria comum (INSS) e os de seu investimento cumulativamente, por essa razão recebe o nome de aposentadoria complementar.

O capital contribuído a esse tipo de previdência é investido, em sua maior parte, em renda fixa e em menor parte em ações, assim a Entidade garante os pagamentos dos benefícios para seus participantes com a rentabilidade desses investimentos. Existem três tipos de planos que podem ser oferecidos:

  • Benefício Definido: também conhecido como plano BD, é aquele em que o benefício complementar a ser recebido é estabelecido no momento da adesão ao plano. Para propiciar o benefício desejado, uma das características desse plano é que os valores de contribuição não são estáveis e não há contas individuais. Qualquer déficit ou superávit é integralizado de forma coletiva;
  • Contribuição Definida: também conhecida como CD. Nessa modalidade o valor da contribuição é definido, mas o valor do benefício a ser recebido somente será estabelecido no momento da concessão pois o valor poderá variar conforme o rendimento das aplicações. Nesse plano as contas são individuais e cada participante recebe seu benefício de acordo com os valores de suas contribuições;
  • Contribuição Variável: o plano CV apresenta características dos dois planos anteriores. A forma mais comum desse plano é o que propõe o formato de Contribuição Definida durante o período ativo, com contas individuais, e depois, na fase do recebimento, o participante recebe o benefício de forma vitalícia, como Benefício Definido em que todo o montante é disponibilizado em uma conta coletiva.

Previdência privada x seguro de vida?

O plano de previdência fechado tem a finalidade de complementar sua aposentadoria, possibilitando uma fonte de renda farta e, consequentemente, elevada qualidade de vida em seus anos de aposentadoria.

É importante não confundir esse investimento com o plano de seguro de vida. O último tem como objetivo a proteção à família em hipóteses de imprevistos que retirem a vida do colaborador, garantindo o equilíbrio financeiro da casa.

Outros investimentos de renda fixa e variável também se diferenciam em seus objetivos. Por exemplo, quem investe em ações tem o objetivo de se arriscar no mercado para tentar enriquecer, enquanto investimentos bancários de renda fixa como CDB, LCI e LCA tem como finalidade preservar seu patrimônio para realizar outros investimentos posteriormente.

Quais as diferenças entre plano de previdência aberto e fechado?

Os planos de previdência abertos são produtos comercializados por instituições bancárias e seguradoras que podem ser adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas.

Diferentemente dos planos abertos, a previdência fechada não tem fins lucrativos, pois eles são constituídos por patrocinadores, colaboradores e empresas que formam reservas para adquirirem futuros benefícios. Por essa razão, todo valor investido na previdência privada fechada é revertido para aprimorar e incrementar os benefícios de seus participantes.

Veja abaixo uma tabela comparativa da Previdência Complementar fechada e aberta:

ABERTA FECHADA
Entidade com fins lucrativos Entidade sem fins lucrativos
Maiores taxas de administração Menores taxas de administração e carregamento
Só parte da rentabilidade vai para o participante. Rentabilidade e superávit remuneram mais os acionistas do que os participantes 100% da rentabilidade volta para a conta dos participantes
Organizadas por instituições financeiras e seguradoras na forma de sociedade anônima Organizadas por empresas e entidades associativas na forma de fundação/sociedade civil

Quais são algumas empresas de previdência fechada, seus planos e benefícios?

Existe uma ampla quantidade de instituições de previdência fechada no Brasil, mas como explicado, seu acesso é vinculado a uma organização ou entidade de classe. As empresas podem oferecer diferentes planos e benefícios aos seus associados, confira alguns exemplos abaixo.

Funcef

Patrocinada pela Caixa Econômica Federal, pode ser aderida por qualquer colaborador, gerente, diretor e outras pessoas que trabalham na empresa.

A entidade oferece diferentes planos de complementação à aposentadoria com riscos distintos. Isso significa que os benefícios variam conforme os rendimentos dos investimentos.

Valia

Patrocinado pelas empresas ligadas à Vale e outros fornecedores de energia, ela apresenta diferentes planos com benefícios além da aposentadoria, como:

  • renda de aposentadoria;
  •  suplementação da aposentadoria por invalidez, pensão por morte e de abono anual;
  • renda de pensão por morte do participante;
  • renda de benefício por desligamento.

AnaBBPrev

Essa organização é destinada aos colaboradores associados à Associação Nacional dos Funcionários do Branco do Brasil (ANABB) ou ao Conselho Regional de Administração do DF (CRA-DF). É uma Entidade de Previdência Complementar Fechada e fornece uma ampla lista de benefícios aos associados, como:

  • aposentadoria programada;
  • aposentadoria por invalidez;
  • pensão por morte;
  • renda extra.

Os planos oferecidos atingem os associados e os seus parentes de até 4º grau (como sobrinhos-netos, tios-avôs e primos), portanto, têm larga abrangência à família do associado.

Ao saber o que é fundo de pensão, sua diferença de outros investimentos e seus benefícios, pode-se afirmar que é uma excelente opção para quem deseja se aposentar com qualidade de vida.

O que achou deste post? Use o espaço abaixo para deixar um comentário com a sua opinião!

E se tiver dúvidas sobre o funcionamento da Previdência Complementar Fechada entre em contato com a gente por meio:

·       do nosso 0800: 0800 727 2611; ou

·       por whattsApp: http://bit.ly/contatoANABBPrev

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *