Os 8 principais erros que comprometem o planejamento financeiro
Se você quer montar um bom planejamento financeiro ou já tem um, mas não consegue segui-lo, então é possível que você esteja cometendo alguns dos 8 erros explicados neste infográfico. Confira quais são eles e como evitá-los!
1. Não ter objetivos bem definidos
A primeira e mais importante dica é estabelecer seus objetivos financeiros. Um exemplo é alcançar uma aposentadoria estável, segura e farta, garantindo um futuro de qualidade para você e sua família.
2. Deixar de controlar seus gastos
Muitas pessoas compram por impulso ou fazem pequenos gastos (como lanches fora do horário) que podem atrapalhar suas finanças no final do mês. É crucial fazer um controle rigoroso de suas contas!
3. Comprometer o salário sem recebê-lo
Mesmo com a certeza de que receberá seu salário no mês, não o comprometa integralmente. Recomendamos dividir seus ganhos pelo método 50-30-20:
- 50%: gastos essenciais e fixos;
- 30%: compras dispensáveis;
- 20%: investimentos.
4. Fazer comprar sem pesquisar antes
Pesquise no Google, Zoom, Buscapé e em outras ferramentas produtos ou serviços de mesma qualidade, mas com preços mais acessíveis. Isso pode gerar uma satisfatória economia mensal ou anual.
5. Não controlar o cartão de crédito
O cartão de crédito precisa ser usado de forma inteligente e planejada para evitar endividamento e o desequilíbrio das contas. Estabeleça um limite baixo para o cartão e apenas o utilize quando necessário.
6. Ter padrão de vida incompatível
Viver um padrão de vida acima do que sua renda permite causa endividamento, compromete suas economias e seus investimentos. Por isso, garanta que seu consumo seja compatível com seu salário.
7. Pensar apenas no momento presente
Você sabe como estará em 10, 20 ou 30 anos? Faça investimentos a longo prazo que garantam um futuro de qualidade, como um plano de previdência complementar.
8. Não buscar a educação financeira
A educação financeira envolve estudos que melhoram a gestão do seu dinheiro, como aprender a planejar, economizar e fazer os investimentos certos para seu perfil de investidor.
Ao evitar tais erros, você conseguirá seguir o seu planejamento financeiro e alcançar seus objetivos! Gostou deste infográfico? Então o compartilhe nas suas melhores redes sociais!