Quais são os melhores investimentos em 2021? Entenda aqui
A jornada de cada pessoa é marcada por vários objetivos, e para conquista-los é necessário ter dinheiro e nesse sentido é que vamos falar sobre os investimentos agora em 2021. Afinal, eles podem ajudar aumentando o seu rendimento e se você conhecer a maioria deles, ficará mais fácil de saber o qual melhor se adequa ao seu perfil de investidor.
No entanto, vale ressaltar desde já, que os investimentos abordados nesta leitura não são indicações de compra, mas sim, tem o intuito de informar você sobre as possibilidades do mercado, considerando o seu perfil, bem como, os seus objetivos. Além disso, para quem já tem o costume de investir, é relevante lembrar: que os retornos passados não são garantias para retornos futuros. Afinal, a maioria deles depende da economia atual.
Portanto, acompanhe a leitura a seguir para ficar por dentro dos investimentos listados , depois considere os seus planos para fazer a sua escolha.
Previdência privada
Muitas pessoas associam a previdência privada com uma aposentadoria que será revista apenas na velhice. Porém, saiba que ela é um modelo investimento e pode ser usada como uma reserva a longo prazo. Prova disso, são os pais que fazem uma previdência privada para os filhos usarem nos estudos, por exemplo.
Nesse sentido, esse investimento tem as suas diversificações, inclusive não anula a previdência social (INSS) e caso faça essa contribuição, é interessante ter as duas. Contudo, você pode escolher o método contribuição, sendo mensal ou anual, além da tabela para resgate, como regressiva e progressiva.
A forma de rever o seu dinheiro, depende do tempo de contribuição. Por isso, as tabelas oferecem vantagem para quem começa com menos ou mais idade, pois a alíquota do IR é determinada de acordo com a duração do investimento.
Sobretudo, você pode traçar um objetivo de ter determinada quantia em tal idade, mas começar com aportes mensais (a partir de R$50,00) conforme cabem no seu orçamento atual. Depois, você deve aumentar gradativamente, para assim, alcançar a sua meta e ter esforços relativamente compatíveis com a sua condição financeira.
Renda fixa
Se você acompanhou as notícias no último ano, viu que a Selic teve uma queda, chegando em 2%. Consequentemente, o retorno da renda fixa foi menor. Contudo, isso não significa que, atualmente, esse meio investimento seja ruim, pois ainda sim, é indispensável analisar outros fatores, não se limitando exclusivamente ao rendimento.
Nesse sentido, a renda fixa proporciona alguma estabilidade, sendo muito importante para vários perfis de investidores, mesmo com ganhos menores. Por isso, você precisa avaliar a sua intenção com os seus investimentos no decorrer do ano — antes de resgatar o seu dinheiro ou de fazer mais aportes.
Crédito privado
Além disso, tem as opções de Crédito Privado, apesar de serem renda fixa, esse tipo de investimento oferece um pouco mais de risco, se comparado com o Tesouro, como o CRI — Certificados Recebíveis Imobiliários — e o CRA — Certificados Recebíveis Agronegócio.
Entretanto, é válido que a pessoa faça uma análise e estude sobre os vários meios de investimentos de renda fixa, para assim, poder diversificar a sua carteira mantendo uma visão ampla no mercado econômico. Porém, sempre mantendo em mente: para que será o investimento, sem perder foco em seus planos.
Renda variável
Apesar de mais riscos, a renda variável também está na lista dos investimentos para esse ano. Porém, o seu perfil de investidor precisa estar muito bem de acordo com esse modelo de investimento. Afinal, como o próprio nome sugere, é uma renda variável. Os rendimentos podem cair consideravelmente, mas depois os ganhos também podem subir. Aliás, você sabe qual é o seu perfil de investidor? Clique e veja
Isso faz parte do negócio, por isso é necessário ter segurança e educação financeira para lidar com esse investimento. Para tanto, veja algumas das carteiras da renda variável, sendo: as ações, os Fundos Imobiliários e os Fundos de Índice, capazes de pagar alguns dividendos ao longo do ano.
Fundos imobiliários
No entanto, em 2020, assim como a Selic, os Fundo Imobiliários se desvalorizaram muito, principalmente, com os trabalhos em home office. Porém, para esse ano, existem mais possibilidades do investimento ser valorizado com a retomada do mercado econômico. Isso está relacionado às taxas de juros baixas, favoráveis para que as pessoas façam financiamento de moradia ou terrenos para construção.
Além disso, outros perfis de investidores estão modificando o seu patrimônio, como comprando imóveis para revender ou alugar. Outra parte desse público, têm realocado a sua carteira de investimento, migrando da renda fixa para os fundos imobiliários. Nesse sentido, se você não considera ações um investimento interessante, pode considerar os Fundos Imobiliários como uma possibilidade, se quiser entrar na renda variável.
Inclusive, para os brasileiros que já têm o costume de investir em imóveis, essa modalidade de investimento vale ser estudada por quem tem interesse em conhecer mais sobre a renda variável. Afinal, o mercado imobiliário é menos volátil, se comparado com as ações de empresas. Por isso, para perfis mais conservadores pode atender às necessidades, dando conhecimento dos riscos maiores.
Reserva de emergência
Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre a reserva de emergência, já que ela também está relacionada quando o assunto é investimentos. Em 2020 vimos o quanto é relevante ter um fundo financeiro para emergências. Portanto, todas as pessoas devem ter um bom montante, principalmente os investidores.
Se trata de uma quantia em dinheiro, baseada em seu custo de vida para seis meses (e durante a pandemia, alguns especialistas financeiros recomendaram para 12 meses, haja visto que muitas pessoas perderam empregos ou tiveram redução de salário por mais de seis meses). Esse valor visa suprir as suas necessidades básicas e até parte do lazer, sem cair consideravelmente o seu padrão de vida.
Entretanto, quando falamos de reserva de emergência, os ganhos são menos relevantes. Afinal, deve-se priorizar a segurança e, principalmente, a liquidez diária, caso precise resgatar o dinheiro. Por isso, os CDB — Certificados de Depósito Bancário — e o Tesouro Selic podem ser algumas opções para você fazer a sua reserva de emergência com mais tranquilidade.
Contudo, essa reserva deve ser utilizada, de fato, em casos emergenciais, como desemprego, doenças, acidentes e outros. Se for necessário retirar uma parte do dinheiro, é imprescindível repor assim que possível. No entanto, quem não tem uma reserva, deve fazer um planejamento para ter a sua segurança.
Agora que você sabe mais sobre esses investimentos para fazer ainda esse ano, é imprescindível ter o acompanhamento de uma empresa de confiança para ajudar a montar a sua carteira de investimentos. Por isso, além de investir na sua educação financeira, procure por especialistas em investimentos para ampliar o seu conhecimento e rendimento.
Por isso, aproveite agora para entrar em contato com a AnaBBPrev para saber mais sobre investimentos.
One thought on “Quais são os melhores investimentos em 2021? Entenda aqui”