7 mins read

Quais são os 4 melhores investimentos com juros compostos?

Muitas pessoas querem investir, mas não entendem alguns termos e tipos de investimentos que podem ser feitos. Um deles são os juros compostos, que são bem famosos nesse meio. Neste texto, explicaremos o que é esse tipo de taxa, como ela funciona, como calculá-la e quais os melhores investimentos com juros compostos. Vamos lá?

Como os juros compostos funcionam?

Eles são um tipo de juros aplicados em juros. De maneira prática, quando você faz uma compra a prazo, por exemplo, os juros compostos agem como uma maneira de compensar o vendedor daquele produto/serviço em questão.

Isso acontece porque o vendedor ficou sem o seu produto e não recebeu, ainda, o valor integral por ele. Dessa forma, ele recebe uma quantia a mais pela “confiança” em ter entregado o seu produto e acreditado que a outra parte faria os pagamentos corretamente.

Além disso, quando um pagamento é esquecido ou atrasado, os juros compostos agem de maneira mais evidente. Por exemplo, é possível perceber que o valor da fatura sobe, consideravelmente, com o passar da data ou no próximo mês de pagamento.

Por isso, para quem gasta o dinheiro, os juros compostos podem ser um perigo, já que farão com que a pessoa desembolse mais caso atrase ou parcele um pagamento. Entretanto, eles são uma ótima escolha para os investidores, já que os seus lucros podem ser interessantes, principalmente a longo prazo.

Como calcular?

Para calcular os juros compostos é importante considerar a variação do capital, afinal, ela não incide apenas sobre o valor do produto/serviço, mas também nos seus juros.

O cálculo utilizado para encontrar os juros compostos é M = C (1+i)t, no qual:

●       M= montante;

●       C= capital;

●       i= taxa fixa;

●       t= tempo.

Na analise apenas dos juros, é possível utilizar uma fórmula mais simples:

●       J = M – C

A seguir, você confere alguns exemplos de como fazer esses cálculos e encontrar os seus juros compostos.

Caso você tenha um capital de R$700 sendo aplicado por 6 meses, que tenha um sistema de juros compostos sob uma taxa fixa mensal, produzindo um montante de R$1.000, o cálculo a ser feito seria o seguinte:

●       C = 700;

●       M = 1000;

●       t = 6.

Primeiro, dividimos 1000 por 700, que dá 1,42. Depois, ao fazer a raiz cúbica por 6, encontramos o valor de 1,06. Ao diminuir por 1, o valor final da taxa de juros é de 0,06% ao mês.

Quais os melhores investimentos com juros compostos?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que são os juros compostos e como eles são calculados, conheça alguns dos melhores investimentos com eles.

1. Tesouro direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Direto Nacional, feito em parceria com a B3, sendo uma maneira de vender títulos federais para pessoas físicas, de maneira 100% online e prática. Esse programa foi lançado em 2002, tendo o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, tendo diferentes tipos de rentabilidade, bem como variados prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

Os investidores conseguem ter uma grande gama de opções para investir, conseguindo encontrar a melhor opção para obter os melhores lucros. Outro benefício de investir no Tesouro Direto é que ele conta com uma ótima rentabilidade e tem liquidez diária, apesar de ser uma das aplicações com menor risco do mercado.

2. CDB

O Certificado de Depósito Bancário é um tipo de depósito a prazo. De maneira geral, o investidor faz um depósito no banco e, após um certo período, poderá retirá-lo com juros. Ele é um dos tipos de investimentos mais conhecidos na área de renda fixa, já que conta com alta rentabilidade e segurança. Assim como o anterior, ele pode ser adquirido por qualquer pessoa física.

Basicamente, o investidor empresta seu dinheiro ao banco que, após um tempo, o recebe com juros conforme o período no qual ele foi emprestado. Além disso, também corre a incidência de taxas compostas, o que torna o investimento bem interessante. Geralmente, esse dinheiro é utilizado pelos bancos para o pagamento de dívidas ou para financiar atividades da instituição, como projetos ou crescimento da estrutura. Contudo, não se preocupe: esse dinheiro será devolvido para você.

3. LCI

Outro tipo de investimento famoso na área das rendas fixas e de baixo risco é o LCI (Letra de Crédito Imobiliário). O dinheiro investido pelas pessoas físicas é revertido para o financiamento de atividades do setor imobiliário. Como forma de compensar o investidor, esse tipo de investimento conta com uma alta rentabilidade, que pode ser conferida no momento da compra, bem como o período no qual ela poderá ser resgatada.

Com isso, o investidor conseguirá calcular quanto aquele investimento conseguirá render no fim do seu período. Além disso, ele também poderá definir o melhor valor a ser investido para ter um bom retorno. É importante prestar atenção nesses detalhes, já que nem todo LCI é igual e podem sofrer variações na sua data de validade ou na sua porcentagem de ganhos. Assim, faça uma pesquisa para identificar a melhor opção para você.

4. LCA

Já a LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. Ela funciona de maneira parecida com a LCI, entretanto, é utilizada para investimentos no agronegócio, que como se sabe, é muito importante para a economia nacional. De maneira prática, não existem diferenças para o investidor entre investir em qualquer uma dessas modalidades, a menos que você tenha uma certa preferência em apoiar esse tipo de investimento.

Assim, o importante é verificar os prazos de vencimento e as taxas de rendimento, que podem influenciar nos lucros que o investidor terá com os seus investimentos. Os benefícios são os mesmos da LCI: alta rentabilidade, podem ser utilizados para a diversificação da carteira de investimentos, maior segurança, bem como a isenção de taxas, fazendo com que seu dinheiro renda ainda mais.

Entendendo melhor o que é, como funciona e quais são os investimentos com juros compostos, você terá mais segurança para fazer esse tipo de aplicação e maximizar os lucros com seu dinheiro.

Gostou do texto? Então, nos siga no Instagram e no Facebook e não perca os conteúdos exclusivos publicados em nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *