A importância da vacinação e o impacto no aumento da Covid-19
Saiba qual é a importância da vacina em todas as idades
A vacina é uma das principais formas de evitar a propagação de inúmeros problemas prejudiciais à saúde e de proteger as pessoas. É por meio dela que diversas doenças como varíola, poliomielite, sarampo e rubéola foram erradicadas. Em meio a pandemia do coronavírus, a importância da vacina voltou a ser reforçada para que pessoas de todas as idades possam ficar imunes ao vírus. Além de proteger a saúde, a vacinação do maior número possível de indivíduos é fundamental para a retomada da economia e para a volta à normalidade. Devido à importância da vacina, reservamos este post especialmente para falarmos sobre isso.
A seguir, veremos qual é a importância da vacina, os desafios da COVID-19 e a necessidade de adaptação nesses tempos de crise. Acompanhe!
Qual é a importância da vacina?
A descoberta da vacina aconteceu há muitos anos, por volta de 1795 e, desde então, é a principal forma de prevenção de muitas doenças. Basicamente, ela funciona introduzindo no organismo o agente infeccioso enfraquecido ou morto. Quando isso acontece, há uma reação natural do corpo para combatê-lo, gerando anticorpos que protegem a pessoa do vírus ou da bactéria, mesmo quando eles se manifestam de forma mais forte. Além de proteger o indivíduo vacinado, a imunização com a dose correta também é uma forma de manter toda a sociedade afastada da doença. Isso porque, quanto menos pessoas servirem como hospedeiras do vírus e da bactéria, menos ele/ela conseguirá sobreviver, podendo chegar à erradicação total em determinado momento. Por isso, os mitos sobre o coronavírus e a vacina precisam ser deixados de lado, para que as pessoas se encorajem e permitam o fim da pandemia.
Por que a vacinação contra a COVID-19 é tão necessária?
A síndrome respiratória aguda grave (SARS) é uma doença que afeta as vias aéreas e respiratórias. Ela tem inúmeras manifestações, e o novo coronavírus, também chamado de COVID-19, é a mais recente delas. A doença é altamente contagiosa. Embora muitas pessoas não apresentem sintomas ao contraí-la, o número de indivíduos que necessitam de atendimento, de internação e de aparelhos para suporte respiratório é, muitas vezes, maior que a oferta disponível de leitos. Essa urgente necessidade de vaga em hospitais e em unidades de tratamento intensivo (UTIs) enquanto perdura a pandemia é perigosa, pois pode levar todo o sistema de saúde ao colapso. Se isso acontecer, há grandes chances de não haver vaga para todos os necessitados, inclusive aqueles que precisam de atendimento por outros motivos. Na Itália e no Amazonas foi possível acompanhar um sistema em colapso, em que os médicos, frequentemente, precisavam optar por qual paciente salvar. Para evitar que isso aconteça, a vacinação é a única alternativa viável, uma vez que a economia e a sociedade não podem parar por mais tempo.
Qual é a relação entre a vacinação contra o coronavírus e a economia?
Como já sabemos, a pandemia do coronavírus afetou a vida de todos. Uma parte delas perdeu o emprego, outras necessitaram fechar os seus negócios, muitas precisaram mexer na reserva de emergência ou até mesmo fazer empréstimos. Esses acontecimentos negativos foram consequência da necessidade de fazer isolamento social para conter a propagação do vírus. Com as pessoas em casa e o comércio fechado, muitas empresas e trabalhadores informais não resistiram. A economia acabou desacelerando, e uma crise se instaurou no país. Algumas medidas do governo e de grandes empresas, como o auxílio emergencial, o congelamento de financiamentos bancários e a renegociação de aluguel tentaram amenizar o problema. Entretanto, é inegável que a economia ficou abalada e ainda demore algum tempo para que a sociedade volte ao normal. Por isso, a importância da vacina como uma das medidas que trazem esperança para combater a COVID-19.
Como fazer a minha parte para o mundo voltar ao normal?
Para que tudo volte ao normal, é muito importante que cada um faça a sua parte, reforçando os cuidados básicos para a manutenção da saúde e levando em consideração a importância da vacina. Por isso, mesmo que a campanha de vacinação já tenha iniciado e que muitas pessoas estejam com anticorpos contra o coronavírus, mantenha a atenção e os cuidados. Veja, a seguir, alguns que não podem ficar de fora da sua lista.
Esteja atento ao cronograma de vacina
O primeiro cuidado é não perder a data da vacina. Muitas cidades estão estabelecendo determinados períodos para que pessoas que atendam a características específicas se vacinem. Idosos e profissionais da saúde, por exemplo, estão tendo preferência.
Use máscara
A máscara é um acessório indispensável em tempos de pandemia. Ela diminui a probabilidade de transmissão do vírus, principalmente em lugares fechados em que pessoas têm contato mais próximo. Não se esqueça de trocar com frequência a sua máscara, evitando que ela fique úmida e acumule outros microrganismos.
Tenha sempre álcool em gel
Assim como a máscara, o álcool em gel é outro item que não pode ficar de fora do seu bolso. O álcool tem a importante função de limpar as mãos e evitar que o vírus adentre o corpo, principalmente pelas vias aéreas ou pelos olhos. Por isso, sempre que tiver contato com superfícies públicas como mercados, maçaneta e botão de elevador, passe o álcool em gel e, quando tiver acesso a um banheiro, lave as mãos com sabão.
Cumpra o isolamento social
Por fim, para priorizar a saúde e fazer a sua parte para o mundo voltar ao normal, a nossa última indicação é cumprir o isolamento social da forma correta, sempre que for imposto pelas autoridades. Quando há uma indicação do governo ou da prefeitura para a diminuição da circulação de pessoas, é preciso respeitar a decisão, uma vez que ela costuma ser baseada na demanda e na disponibilidade por leitos de hospital. A vacinação é o único caminho para a imunização e, por consequência, para a retomada da economia. Logo, é necessário que todas as pessoas atentem para a importância da vacina e prestem atenção nas datas disponibilizadas pelo governo para a sua faixa etária ou o seu ramo de trabalho, não deixando de se vacinar. A COVID-19 nos traz muitos desafios. Contudo, a esperança da vida é o primeiro alento para que tudo volte ao normal, a economia se recupere, e as pessoas possam retomar as suas vidas. Daí a importância de se vacinar desde que possível.
Abraços e até a próxima!
Fonte: Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.