Afinal, com quantos anos se aposenta no brasil? Entenda!
Passar a terceira idade com tranquilidade, sem precisar ficar se preocupando com as contas é o sonho de praticamente todas as pessoas. Contudo, ainda que a aposentadoria seja um tema de bastante destaque, nem todo mundo sabe ao certo com quantos anos se aposenta no Brasil e como se preparar para ter tranquilidade econômica quando esse momento chegar.
Foram diversas as novas mudanças na regra de aposentadoria no país e, por conta disso, cada vez mais pessoas buscam maneiras de conseguir se aposentar sem depender totalmente do Estado. Para entender melhor quando é possível alcançar a aposentadoria e como se planejar para que ela aconteça de forma tranquila, acompanhe a leitura deste texto!
Com qual idade se aposenta no Brasil?
Antes da Reforma da Previdência, a aposentadoria por idade era destinada a trabalhadores homens com 65 anos ou mais, e 15 de contribuição, ou seja, carteira assinada. No caso das mulheres, era possível aposentar a partir de 60 anos de idade, com 15 anos de contribuição. Em ambos os casos havia uma carência de 180 meses.
Com as novas regras, a partir de 13 de novembro de 2019, algumas mudanças ocorreram com relação à com quantos anos se aposenta no Brasil. Nesse sentido, a regra passou a ser:
- homens: podem se aposentar a partir dos 65 anos e com 15 anos de trabalho e contribuição;
- mulheres: podem ser aposentar a partir dos 62 anos e com 15 anos de trabalho e contribuição.
É importante compreender que o tempo de trabalho é válido par quem já tinha sido cadastrado no INSS e estava contribuindo antes da reforma. Quem começou sua vida profissional depois da reforma precisarão comprovar 20 anos de trabalho.
Quem tem o direito?
O direito de aposentadoria pelo INSS é conferido a todos os trabalhadores do território nacional, desde que cumpram o requisito de estarem devidamente registrados e contribuindo com a previdência. A aposentadoria, nesse sentido, é um direito concedido a todos os trabalhadores formais do Brasil.
Como planejar uma boa aposentadoria?
Embora contar com a aposentadoria da Previdência Social seja uma excelente forma de investir no futuro, é importante buscar outas formas de garantir sua tranquilidade financeira quando a terceira idade chegar. Principalmente, porque existem limites na previdência comum, fazendo com que muitas vezes esse valor sozinho não seja suficiente para garantir uma boa terceira idade. A seguir, listamos algumas dicas para ter uma aposentadoria complementar. Confira!
Comece a planejar cedo
Quanto antes você começar a investir em uma previdência complementar, maior serão seus rendimentos no futuro. Pensar no futuro com antecedência é o que permite que planos e sonhos sejam realizados. Quando falamos de investimentos, essa realidade é ainda maior, uma vez que quanto mais tempo investindo, maiores serão os retornos.
Escolha um objetivo e prazo
Leve em consideração o estilo de vida que deseja levar na velhice. Cada tipo de vida apresenta determinados custos, é importante levar isso em consideração para fazer o planejamento correto. Além disso, é válido pensar um prazo para atingir esses objetivos.
Invista em previdência privada
Além de planejar sua aposentadoria, com base em prazos e objetivos, é importante escolher um bom lugar para alocar seu dinheiro que será destinado para a aposentadoria. Nesse sentido, um plano de previdência privada apresenta diversas vantagens. Com ele você terá previsibilidade, segurança e poderá garantir um futuro seguro.
Compreender com quantos anos se aposenta no Brasil é fundamental para pensar a respeito de seu futuro e planejar, no presente, a melhor maneira de aproveitá-lo. Como foi possível notar, é importante contar com outras opções além da previdência social para garantir tranquilidade na velhice. A aposentadoria privada a melhor oportunidade.
Você conhecia essas informações sobre a aposentadoria no Brasil? Compartilhe com amigos para que eles também passem a planejar um futuro tranquilo!