13º salário: dicas para multiplicar seu dinheiro
Mais uma vez o ano passou tão rápido que nem percebemos direito o fim de ano chegando, não é? Uma boa notícia é que em alguns dias você, que é servidor público ou contratado como CLT, irá receber a 2ª parcela do seu 13º salário.
Mas será que você realmente sabe a melhor forma de alocar esse salário adicional?
Nessa hora a maioria das pessoas costuma pensar somente em ações imediatas como as despesas com presentes de Natal e pagamento de dívidas. Alguns mais prevenidos pensam também nos gastos do começo do ano seguinte como IPVA, material escolar, etc.
Mas poucas pessoas realmente percebem que o futuro é construído com as ações de hoje e que o 13º pode ser aproveitado para te garantir benefícios fiscais no próximo ano e aumentar sua renda quando for se aposentar.
Então seguem algumas dicas de ouro para esse final de ano.
1. Já reserve parte do seu 13º salário para investimentos e também para pagar as despesas do começo do ano
Antes mesmo de começar a utilizar o seu 13º salário já determine uma parte do valor que você utilizará para pagar as despesas do começo do ano, como IPVA e IPTU e outra que servirá para os seus investimentos, como na sua Previdência Privada.
Muitas pessoas têm o hábito de primeiro gastar e depois economizar o que sobra, mas o grande problema desse comportamento é que nem sempre, ou talvez, quase nunca sobra, não é?
Então mudar esse comportamento é fundamental para você começar o ano com o pé direito.
Investir em um plano de previdência privada, por exemplo, ainda te beneficia com as vantagens tributárias que só os Planos de Previdência Complementar podem oferecer como o de abater até 12% dos valores investidos do seu Imposto de Renda Pessoa Física ao fazer sua declaração do IR no modelo completo. (clique aqui para ler mais)
2. Tem dívidas? Aproveite para renegociá-las com dinheiro em mãos
Caso tenha dívidas em aberto decorrentes de problemas financeiros desse ano, você pode usar parte do seu 13º salário para negociar esses valores.
A primeira coisa a fazer é dar prioridade para sanar as que tem o percentual de juros mais elevado, como por exemplo: cheque especial e cartão de crédito, evitando o efeito “bola de neve”.
Ligue, negocie diretamente com a empresa na qual está devendo, visando bons negócios, mas tome cuidado com golpes, desconfie de ligações com propostas quase que irrecusáveis, você não quer pagar uma dívida falsa não é mesmo?.
3. Analise suas finanças e já se prepare para 2023.
Depois das últimas crises que dos últimos anos, tivemos a comprovação de que é cada vez mais necessário ter controle sobre nosso dinheiro e tê-lo guardado para eventuais imprevistos.
As ofertas de final de ano são muito tentadoras e podem fazer você se descuidar na hora de pôr em prática novas medidas para utilizar melhor seu 13º salário, mas você pode aproveitar esse momento para, por exemplo, reforçar sua reserva de emergência.
- Faça um levantamento do seu orçamento e saiba quanto é o seu gasto essencial mensal. Usar aplicativos podem ajudar nesta tarefa ( Veja nosso post sobre 5 aplicativos de educação financeira ).
- Registre todas as saídas e caso perceba uma diferença muito grande de valores desconhecidos seja detalhista para identificar onde está o gargalo. Nesse caso não deixe de fora sequer os “lanchinhos” para poder entender onde “mora o perigo”.
- Avalie onde estão os seus maiores excessos, análise qual o principal vilão do seu orçamento e trace metas consistentes para melhorar seu orçamento no próximo ano.
E aí, gostou das dicas para usar bem o seu 13º salário? Então aproveite e entre em contato com a nossa equipe ANABBPrev para fazer seu aporte de final de ano.
- Esperamos seu contato pelos telefones: 61 3317-2600 ou 0800-727-2611
- ou pelo WhatsApp: https://bit.ly/2PX6v8y