Conheça 5 sinais de que a sua saúde financeira não vai bem
A saúde financeira assim como a física é fundamental para usarmos nossa energia a favor dos objetivos que desejamos alcançar, apesar de nem todos darem a ela a devida atenção.
É importante ter em mente que um descontrole no orçamento pode resultar em uma situação de endividamento, que comumente leva a desentendimentos familiares, distúrbios emocionais e outros problemas que certamente vão afastar você das suas metas. Sendo assim, fique atento a estes 5 sinais de que a sua estabilidade financeira não vai bem.
1. Descontrole das despesas e receitas
Você tem ideia de quanto ganha e quanto gasta por mês, em média? Se sua resposta for não, saiba que isso é um indício de que a saúde financeira merece mais atenção.
Quando não temos um controle de onde nosso dinheiro está indo, acabamos gastando mais do que deveríamos. Então, para prevenir esse tipo de inconveniente, crie o hábito de mapear as entradas e saídas do orçamento. Para isso, use um caderno, uma planilha ou até mesmo um aplicativo especializado em organização de finanças (Veja aqui 5 aplicativos para controle das suas finanças que recomendamos em outro post).
2. Uso frequente do cheque especial
Como o cheque especial é um recurso acionado apenas quando você não tem dinheiro em conta, é de se esperar que seja usado em casos de emergência. Contudo, usá-lo com frequência demonstra falta de planejamento para pagar suas despesas. Logo, o ideal é se organizar para não deixar a conta no vermelho e sempre lembrar que os juros do cheque especial estão entre os maiores do mercado.
3. Atrasos no pagamento das contas
O pagamento das contas é um compromisso, então se elas estiverem em atraso é sinal de que a saúde financeira vai mal. Se o orçamento fica muito apertado todos os meses, certamente será preciso fazer mudanças.
Algumas alternativas são:
● Encontrar meios de economizar água, gás e eletricidade;
● Rever os planos de internet em casa, internet móvel, telefonia e TV a cabo;
● Fazer renda extra para conseguir ter as contas em dia.
4. Excessos com o cartão de crédito
O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil para as compras, mas precisa ser usado com cautela. Usá-lo para adquirir produtos por impulso, deixar para controlar os gastos apenas quando atinge o limite ou não se programar para pagar o valor total da fatura são exemplos de como não se deve usar o cartão.
Portanto, programe-se para comprar aquilo que de fato precisa e procure fazer o pagamento integral da fatura, sempre respeitando o vencimento. Dessa forma, além de manter as despesas sob controle, você evita pagar juros de parcelamento e multas por atraso.
5. Preocupação constante com a situação financeira
Este é o sinal mais nítido de que suas finanças não vão bem. Ficar sempre pensando se haverá recursos suficientes até o fim do mês e perder o sono por causa de dinheiro certamente será um obstáculo para aproveitar melhor a vida — sem contar que pode prejudicar a sua saúde.
Portanto, se você detectar algum desses sinais de que a sua saúde financeira não vai bem, aja o quanto antes para reverter essa situação. Leia mais sobre educação financeira e perceba como é possível ficar em paz com o orçamento, e aproveite para dar uma passadinha no nosso post sobre COMO ECONOMIZAR DINHEIRO GANHANDO POUCO.
Gostou do post? Então fique por dentro de mais conteúdos como este. Assine já a nossa newsletter!