5 mins read

Panorama Mensal – Maio Comentário da Diretoria e Rentabilidades

Juntos somos mais fortes

Visão de longo prazo

O novo corona vírus traz consigo um ambiente de incerteza nas mais diversas áreas da sociedade. Na saúde, grandes são os desafios para coordenar as políticas de saúde pública e conter a disseminação do vírus. Na economia, os autônomos e pequenos empreendedores sofrem com os consumidores em casa. As crises atingem a todos nós, mas não podem nos tirar a esperança.

Vale lembrar que o sistema de previdência complementar tem se mostrado resiliente nas crises pelo qual o País passou. Além disso, tem saído mais fortalecido.

Uma das características que tornam o sistema menos vulnerável e mais preparado para enfrentar este momento de crise, é a visão de longo prazo.

Em 2019, os planos de benefício tiveram a melhor performance relativa dos últimos 6 anos. O Plano Instituído teve uma performance de 194,63% do CDI e 130,1% da meta atuarial de INPC+4,19%, com uma rentabilidade de 11,60%. Enquanto isso, o Plano Patrocinado teve uma performance de 11,41%, equivalente a 191,44% do CDI e 128,49% da mesma meta atuarial.

O mês de março assolou o setor e os ativos do mercado que estavam otimistas com a recuperação econômica do Brasil e o andamento da reformas estruturais. Apesar da crise que pegou a todos de surpresa, acreditamos na recuperação ao longo do tempo, como já apresentado no mês de abril e maio.

Este é um dos maiores desafios já enfrentado por muitos de nós, mas assim como antes, não temos dúvida de que o superaremos.

O mundo não será o mesmo no pós-pandemia. Para nós, mesmo não podendo abraçar, queremos estar cada vez mais perto. Este novo modelo de relatório é um primeiro passo das novas iniciativas da entidade. Ele será enviado mensalmente com um breve panorama econômico e informações que julgamos relevantes.

Trabalho e determinação não nos faltarão. Contem conosco e cuidem-se.

“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso.” Napoleon Hill

Resultados e Desafios

Maio/2020

Ao longo do mês de maio os mercado permaneceram com uma volatilidade acima da média, tanto por questões domésticas, principalmente no âmbito político, quanto pelo ambiente internacional, com novos capítulos entre EUA x China.

Apesar disso, a reabertura parcial do comércio e retomada da atividade em algumas economias, aliviou o humor dos investidores e fizeram com que os ativos performassem mais um mês no lado positivo recuperando parte das perdas do mês de março.

Plano de Contribuição Definida – Instituído

Performance detalhada referente ao mês de Maio

O Plano de Contribuição Definida Instituído teve uma performance de 1,47% no mês, enquanto o CDI performou 0,24% e a meta atuarial 0,41%.

Crescimento do plano Instituído

Seguimos com a visão de buscar os melhores resultados no longo prazo evitando olhar os ruídos momentâneos. O plano retomou o crescimento no mês de abril e maio, interrompido pelo mês de março, quando a crise do corona vírus se agravou no Brasil. Desde a segregação dos planos, em agosto de 2019, o plano teve um crescimento de 52%.

Composição do portfólio – Instituído

Plano de Contribuição Definida – Patrocinado

Performance detalhada referente ao mês de Maio

O Plano de Contribuição Definida Patrocinado teve uma performance de 1,75% no mês, enquanto o CDI performou 0,24% e a meta atuarial 0,41%.

Crescimento do plano Patrocinado

Mantemos estratégia para o plano Patrocinado, com uma visão de buscar os melhores resultados no longo prazo evitando olhar os ruídos momentâneos. Com um menor fluxo de novos participantes, o plano se manteve próximo a estabilidade ao longo do tempo.

Composição do portfólio – Patrocinado

Performance dos Ativos

Renda Fixa

Grande parte da composição do portfólio dos planos são compostos por ativos de renta fixa, mais precisamente, 80,45% para o Instituído e 79,58% para o Patrocinado, ao final de maio.

Entre os maiores destaques dos ativos da classe de renda fixa, a DPGE do Paraná Banco e o 4UM Inflação tiveram rentabilidades de 3,66% e 0,44% no mês, respectivamente, enquanto o BB IRF-M teve uma rentabilidade de 0,39%.

Renda Variável

As duas estratégias de renda variável tiveram grande contribuição na performance positiva do portfólio no mês de maio. Os fundos 4UM Marlim Dividendos FIA e 4UM Small Caps FIA, tiveram uma rentabilidade de 4,45% e 5,36%, respectivamente, enquanto o Ibovespa teve uma rentabilidade de 8,57%.

CONTATOS

Telefone

(61) 3317-2600 | 0800 727 2611

E-mail

atendimento@anabbprev.org.br

Horário de atendimento

Seg – Sex 09:00 às 18:00

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *