8 mins read

PRINCIPAIS AÇÕES PARA PROTEGER SEU PATRIMÔNIO EM TEMPOS DE CRISE

Grande parte da população Brasileira está sentindo o impacto da crise do Coronavírus, seja diretamente com um potencial risco nos valores recebidos de salário e empreendimentos em curso; ou indiretamente, acompanhando os índices econômicos.

Nesse contexto, uma das maiores dúvidas que costumamos ter é sobre o impacto da crise nos nossos investimentos e o que podemos fazer para minimizar esse impacto.

A gestão da ANABBPrev, previdência privada, está acompanhando de perto toda a movimentação do mercado por isso traz algumas avaliações dos indicadores econômicos e dicas para você proteger seu patrimônio neste momento tão delicado, confira!

O QUE VOCÊ PODE FAZER NESSE MOMENTO?

Em meio a um cenário de incertezas e tantas volatilidades, as principais autoridades no mercado financeiro indicam cautela, avaliações ponderadas e sem pânico, para olhar para o mercado de maneira fria e conseguir realmente perceber a melhor ação a ser realizada.

Mas o principal neste momento é prudência, como relata o Diretor Executivo da Mirador Atuarial, Giancarlo Germany.

Em entrevista concedida à ABRAPP (Associação das Entidades de Previdência Complementar), Giancarlo traz uma orientação para todas as ações que forem ser realizadas:

“O importante é não realizar as perdas, os prejuízos com a venda dos ativos. É preciso esperar a recuperação. Pode ser que a recuperação não seja total, mas pode ser reduzida, por exemplo, para 5% ou 10%. Então, será uma perda próxima da posição anterior.” Giancarlo Germany, Diretor Executivo da Mirador Atuarial (veja entrevista aqui).

Nesse cenário uma ação importante para proteger seu patrimônio é evitar qualquer tipo de resgate dos recursos investidos, seja em Renda Fixa, Variável ou em Previdência Privada.

O resgate certamente trará prejuízos ao investidor, uma vez que enquanto o recurso estiver investido não há perdas, mas somente um deficit (uma projeção) que poderá ser revertido com uma tendência natural de alta no mercado no médio ou longo prazo.

ALTA INCERTEZA E VOLATILIDADE DO MERCADO

A orientação de cautela e de não agir por impulso está diretamente relacionada com o alto grau de incerteza sobre a economia, que gera também muita volatilidade no mercado com altas e baixas repentinas.

Muitas vezes essas oscilações não têm relação direta com o cenário econômico real, mas sim com o cenário especulativo que está afetando não só os investimentos em Renda Variável, mas também os de Renda Fixa.

O cenário de instabilidade econômica pode ser facilmente percebido nas estimativas sobre o PIB (Produto Interno Bruto) divulgadas esta semana pelas equipes financeiras dos principais bancos do país. Essas análises são importantes para você entender como proteger seu patrimônio:

  • Na avaliação do presidente do Itaú, Candido Bracher, o intervalo esperado para as projeções do PIB brasileiro neste ano mostra o quão intensa a crise será: “Nunca tivemos um grau de incerteza como o atual estando em abril”.
  • A fala feita em meio a uma teleconferência realizada pelo banco no início da semana onde a equipe do Itaú destacou que a recessão no Brasil poderá ir de 0,5% até 6,4%, tendo como cenário-base uma queda de 2,5% da atividade econômica em 2020.
  • Outras empresas também não conseguiram fazer cálculos precisos, o Santander, por exemplo, divulgou estimativas entre 0,4%, a mais pessimista, para uma queda de até 6% do PIB. As avaliações foram corroboradas pelo Secretário do Tesouro Nacional, Manuseto Almeida, que avaliou: “Qualquer estimativa de percentual do PIB (Produto Interno Bruto) de 2020 é ‘mero chute’”, veja as falas nesta matéria da Infomoney (clique aqui)

IMPACTOS NA RENDA FIXA E VARIÁVEL

RENDA FIXA

  • Os investidores perceberam quedas na média de 6% em algumas aplicações realizadas em Renda Fixa com a marcação a mercado nas parcelas de Prefixados e Inflação, que mostra quanto você receberia hoje se vendesse seus títulos. Porém, essas quedas são toleráveis uma vez que apenas refletem a turbulência do mercado e não trazem riscos duradouros para o portfólio;
  • Em matéria do dia 18/03, a XP Investimentos (clique aqui para ler) recomenda que os investidores continuem com suas estratégias de investimentos e deem preferência para alocação na classe Pós-fixada e na Inflação.

RENDA VARIÁVEL

  • O mercado financeiro tende a antecipar os índices econômicos e já demonstrou que teremos retração da economia este ano, saindo de 114 mil pontos em fevereiro para menos de 80 mil pontos e queda de 32% no ano;
  • A queda foi tida como a mais rápida da história da bolsa, mas traz oportunidades no longo prazo com algumas ações que estão mais baratas do que o valor patrimonial das empresas. Mas mesmo assim o momento é de cautela, pois o impacto econômico sobre a atividade empresarial ainda não pôde ser calculado.

UMA POSSIBILIDADE DE MELHORA E A GESTÃO DA ANABBPREV

Nesta semana o mercado demonstrou uma maior estabilidade que veio também acompanhada de algumas notícias de retomada da atividade empresarial da China, primeiro epicentro da crise.

Na China, o governo anunciou que algumas regiões já recuperaram entre 80% e 90% da capacidade produtiva e as regiões mais afetadas conseguiram controlar o Coronavírus em um período de 3 ou 4 meses.

Além disso a pandemia em países como a Espanha e Itália começou a apresentar sinais de melhora com redução na curva de infectados.

Essas notícias fizeram com que o Ibovespa subisse 11,71% na semana, a maior alta desde a semana encerrada no dia 4 de março de 2016, que veio acompanhada de uma queda de 4,42% no preço do dólar.

Sabemos que esses sinais ainda são muito prematuros de uma retomada do crescimento mundial e ainda estamos no começo da crise no Brasil, mas a ANABBPrev está avaliando todos os cenários para poder fazer as melhores escolhas para proteger seu patrimônio.

Estamos fazendo um trabalho na linha do que o Head de análise técnica da XP Investimentos tem comentado: analisar friamente o mercado e manter as estratégias de investimento até que possamos visualizar uma mudança perene no mercado financeiro.

 “A parte psicológica é a ferramenta fundamental neste momento. Cito isso pela possibilidade de decisões precipitadas poderem ser tomadas em momentos como este. Dessa forma, analisar friamente o mercado e suas oportunidades e manter suas estratégias é fundamental. Com conhecimento, disciplina, estratégia e um pouco de frieza, a tendência é obter melhores resultados.” Roberto Indech¹ – Head Análise Técnica XP Inc.

¹Roberto Indech: Sócio e estrategista-chefe da Clear Corretora; Analista-chefe da Rico Investimentos e Head Análise Técnica XP Inc; LatAm Equity Sales & Trader no GBM – Grupo Bursatil Mexicano.

CONTE COM A EQUIPE DA ANABBPREV

Com tudo isso, queremos mostrar para vocês que o momento é de constante avaliação e reavaliação das ações que serão feitas, principalmente para evitar transformar deficits em prejuízos, esse comportamento visa proteger seu patrimônio em busca de esperarmos a tempestade passar.

Estamos fazendo a nossa parte para manter os seus investimentos seguros, pois nossa maior preocupação é com a vida e o futuro de todos os nossos participantes.

Conte com a nossa equipe para tirar suas dúvidas em como estamos gerindo os recursos de nossa entidade, estamos à disposição pelos seguintes contatos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *