8 mitos e verdades sobre a previdência privada
7 mins read

8 mitos e verdades sobre a previdência privada

Embora a previdência privada seja uma alternativa interessante para os diferentes perfis de investidores, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. Inclusive, muitas pessoas abrem mão da aplicação em razão dos diversos mitos sobre a previdência privada difundidos erroneamente.

A previdência privada funciona como uma espécie de aposentadoria complementar. Assim, em vez de depender apenas do benefício oferecido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o contribuinte tem acesso a uma renda complementar.

Para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, destacamos 8 mitos e verdades envolvendo o tema. Confira!

1. Previdência privada é para quem não paga INSS — MITO

Essa afirmação é um mito porque a previdência privada, também chamada de previdência complementar, é recomendada tanto para quem não paga INSS quanto para quem paga a contribuição.

A previdência pode ser contratada por qualquer pessoa e se caracteriza como um tipo de investimento de longo prazo, visando complementar a renda durante a aposentadoria.

O investidor realiza depósitos periódicos de uma quantia predefinida no início do contrato, e esse valor vai se acumulando, somando à rentabilidade.

Com o passar do tempo, essa quantia forma um fundo que poderá ser usada como renda mensal, no futuro, ou retirada na integralidade em uma única vez.

2. Os planos de previdência privada são muito caros — MITO

Acreditar que os planos de previdência privada são restritos a um público com maior poder aquisitivo é um mito bastante difundido entre as pessoas.

Porém, diferente do que muitos acreditam, é possível encontrar planos de previdência de todos os tipos, com diferentes regras e prazos. Os planos são altamente flexíveis e podem ser incluídos no orçamento de qualquer interessado.

Outra questão importante que vale ser destacada é que, mesmo que a sua renda mensal seja baixa, é possível contratar planos com contribuições mensais. Alguns contratos oferecem a possibilidade de realizar pagamentos extras (aportes) sempre que sobrar um dinheiro no final do mês.

3. Os planos de previdência privada são para investidores conservadores — MITO

Planos de previdência complementar são indicados para investidores de todos os perfis de risco. Os recursos alocados no plano são aplicados em fundos de investimentos, e esses fundos consideram a tolerância ao risco de cada cliente.

4. É necessário começar a investir ainda jovem — MITO

A pessoa pode iniciar um plano de previdência em qualquer etapa da sua vida. Quanto mais cedo começar, maior será o volume de recurso acumulado. No entanto, até quem já tem uma idade mais avançada pode aplicar e ter excelentes resultados.

A dica para quem está começando mais tarde é fazer aplicações um pouco maiores e aportes extras de recursos sempre que conseguir.

5. É possível fazer vários planos — VERDADE

Se você quiser, pode contratar mais de um plano de previdência privada. Por exemplo, se você já tem um plano PGBL, mas por questões tributárias quer contratar outro plano, como o VGBL, isso é totalmente possível.

Inclusive, ter dois planos de previdência pode ser uma estratégia interessante para o planejamento fiscal e tributário. Nesse caso, é importante avaliar a legislação vigente no período da contratação e as particularidades relacionadas à declaração do Imposto de Renda.

6. É uma opção interessante do ponto de vista tributário — VERDADE

No momento em que você faz a declaração completa do Imposto de Renda, algumas modalidades, como o PGBL, podem ser mais interessantes. Nesse caso, é possível deduzir do imposto o valor investido, respeitando o percentual de até 12% da renda bruta anual.

Quando se fala em investimentos, uma das vantagens da aplicação em previdência privada reside justamente nos benefícios tributários atrelados a ela. No PGBL, por exemplo, o imposto só é cobrado do contribuinte quando o benefício for recebido.

7. É possível resgatar o dinheiro a qualquer momento — VERDADE

Entre os mitos da previdência privada, esse é outro que costuma gerar muitas dúvidas. Afinal, será que é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento?

A resposta é sim! Você pode resgatar parte ou a totalidade do valor quando quiser. No momento do resgate, será feito o desconto automático do Imposto de Renda.

Outro ponto importante a ser observado é a questão das regras contratuais. Verifique os detalhes do seu plano e eventuais cláusulas específicas relacionadas aos prazos e saques.

8. A previdência privada serve apenas para aposentadoria — MITO

A previdência privada é, em muitos casos, usada como uma estratégia de planejamento para a aposentadoria. No entanto, é válido destacar que o plano pode ser utilizado de diferentes formas, sempre pensando em projetos de longo prazo.

Você pode, por exemplo, montar um plano com o propósito de ter recursos para custear os estudos dos seus filhos, para pagar um intercâmbio quando eles atingirem a idade adulta, para realizar o sonho de comprar uma casa na praia, para realizar viagens e assim por diante.

Como você viu, a previdência privada pode ser uma excelente opção de investimento, seja como ferramenta para planejar a aposentadoria ou como instrumento para viabilizar a conquista de outros objetivos, como viagens ou compras de bens.

Para saber se ela faz sentido para você, é importante estudar suas necessidades, sua renda e os seus planos em longo prazo. O suporte de uma empresa qualificada faz toda a diferença no sucesso das suas escolhas para a composição de uma carteira de investimentos.

A ANABBPrev é uma empresa de previdência complementar fechada vinculada à Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e ao Conselho Regional de Administração do DF (CRA-DF).

O principal produto oferecido pela ANABBPrev é a previdência privada, que atende os clientes em diferentes fases de sua vida. Com foco na personalização e na análise das necessidades de cada cliente, ela trabalha para desenhar produtos que ajudem as pessoas a conquistarem os seus sonhos.

Existem muitos mitos e dúvidas a respeito da previdência complementar. Para garantir escolhas inteligentes, é importante que o investidor esteja amparado por planos adequados às suas necessidades e geridos por empresas comprometidas com a qualidade e o bem-estar dos seus clientes.

Investir na sua segurança financeira faz parte das suas metas de ano novo? Acesse o site da ANABBPrev e conheça nossas soluções em previdência privada.