Seguro de vida ou previdência privada: qual é a melhor opção?
Seguro de vida ou previdência privada, qual a melhor opção? Embora até sejam investimentos parecidos em certos aspectos, há diferenças que precisam ser consideradas antes de uma decisão. Isso porque eles atendem a finalidades específicas e que devem ser avaliadas conforme os seus objetivos pessoais.
Assim sendo, fica o convite para você continuar lendo e saber o que colocar na balança para decidir com muito mais segurança. Vamos em frente?
O que é o seguro de vida?
Um seguro, independentemente de qual seja a sua finalidade, funciona como uma proteção em face de um evento indesejado. Por isso, é amplamente utilizado como garantia patrimonial, assegurando ao beneficiário a restituição de perdas e danos ocorridos sem a sua participação.
Dessa forma, o seguro de vida serve para proteger pessoas que possam ser prejudicadas pela interrupção de uma fonte de renda. Nele, o tomador garante que, em caso de morte ou invalidez parcial ou permanente, um ou mais beneficiários tenham garantido o direito aos rendimentos conforme contratado.
Como principal vantagem, está a possibilidade de recebimento integral do valor estipulado em apólice, não importa há quanto tempo ela tenha sido contratada. Não há uma “carência” ou período mínimo a ser pago para fazer jus ao benefício previsto.
O que é a previdência privada?
É preciso considerar, ainda, que a escolha entre seguro de vida ou previdência privada pode envolver dependentes ou não. Por isso, quem tem filhos normalmente opta pelo seguro, já que garante ao beneficiário o acesso irrestrito à renda a que teria direito em condições normais.
Nesse aspecto, a previdência privada se caracteriza como um investimento de longo prazo, cujo retorno integral depende da totalidade das aplicações conforme contrato. Trata-se, portanto, de uma espécie de plano de aposentadoria, visando garantir um determinado rendimento ou retorno financeiro quando seu titular deixar de trabalhar.
O benefício da previdência privada é justamente complementar o valor da aposentadoria básica paga pelo governo. A propósito, como investimentos e aposentadorias são assuntos muito relevantes para o futuro e qualidade de vida das pessoas, é comum que apareçam dúvidas e até alguns questionamentos de qual a melhor forma de poupar para poder ter uma melhor segurança financeira no futuro. Sendo assim, confira este outro post sobre os principais mitos sobre a previdência privada (Clicando aqui).
Afinal o que avaliar para escolher entre um e outro?
A motivação para contratar um ou outro deve ser cuidadosamente avaliada. Isso porque um seguro de vida só será acionado em caso de óbito ou caso o segurado fique incapacitado para trabalhar. É, portanto, um benefício condicionado a uma fatalidade.
Já a previdência privada poderá ser usufruída em vida e até repassada para seus dependentes. De qualquer forma, esse é um investimento sujeito a tributação pelo Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), caso seja transmitido para herdeiros, o que já não acontece quando se trata do seguro.
Então, ficou mais claro para você as diferenças, vantagens e questões a serem consideradas na hora de escolher entre seguro de vida ou previdência privada? Há quem prefira os dois para garantir proteção e segurança financeira não importando o que aconteça. Avalie criteriosamente e não decida se não estiver 100% convicto dos impactos da sua escolha. Afinal, é o seu futuro ou o dos seus dependentes que estará em jogo, certo?
Se quiser saber ainda mais, faça contato com a ANABBPrev. Aqui oferecemos tanto previdência privada, quanto seguro de vida e a contratação dos dois pode te trazer muito mais tranquilidade.
Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas e orientá-lo na direção certa!