8 mins read

Qual é a melhor previdência privada? Entenda aqui

A preocupação com o futuro e o desejo por amenizar os riscos de longo prazo é algo natural para todos. Mesmo que algumas questões estejam muito distantes para algumas pessoas, como a aposentadoria, é normal se preocupar com o futuro, já que é muito arriscado depender de recursos públicos nessa fase da vida. Assim, uma questão que muitos enfrentam está em encontrar qual é a melhor previdência privada para seu perfil.

A boa notícia é que há muitas opções de planos disponíveis no mercado e que podem atender muito bem a demanda de cada um. Seja com o intuito de proteger sua família ou garantir tranquilidade no futuro, há opções que atendem a todas as necessidades. Se você ainda não decidiu qual tipo de previdência privada escolher, continue a leitura e veja quais os pontos mais importantes para fazer uma escolha segura e acertada.

Qual a importância de uma previdência privada?

O planejamento de longo prazo permite que os indivíduos mantenham um mesmo padrão de consumo, ainda que haja flutuações em sua renda. É normal que os retornos em termos salariais diminuam com a aposentadoria, porém, o padrão de consumo permanece igual. Para custear essa diferença, é comum que os trabalhadores contratem uma previdência particular conforme seus interesses para esse período.

Os planos de previdência privada fornecem um bom instrumento de segurança para o futuro. Tais planos permitem débito automático na conta, o que conduz a uma postura financeira mais responsável. Afinal, para muitas pessoas, isso se torna uma ação difícil de manter no longo prazo quando não se tem um compromisso estabelecido, por exemplo, com uma seguradora. 

Outro aspecto importante na hora de tomar a decisão de contratar uma previdência privada é em relação à Previdência Social. Com a reforma ocorrida em 2019, as regras para aposentadoria se tornaram mais duras e há muita incerteza quanto à capacidade do estado de prover recursos para um grupo crescente da população. Por conta disso, a recomendação é de que se comece a contribuição quanto antes, para que não seja necessário se estender em mais anos de trabalho.

Quais aspectos considerar na hora da contratação?

Cada pessoa tem particularidades e interesses diferentes. Para conseguir atender a diferentes demandas, existem várias opções de planos, desde os individuais até os que são mais focados na família e que têm direito a pensão. Contudo, há muitos pontos que devem ser observados na hora da contratação.

Escolha entre PGBL e VGBL

Esse é um fator muito importante, pois não é possível modificá-lo após definido. A escolha ideal pode ser feita ao observar a declaração de Imposto de Renda

No caso do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), apresenta mais benefícios para os agentes que optam pela declaração de IR de modo completo e que também realizam contribuições para algum regime próprio ou ao INSS. Para esses casos, a renda é deduzida do IR ao longo do ano. Assim, temos um único plano e que permite ser debitado do IR anual.

Já o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é mais interessante para quem usa a declaração simplificada do IR e que opta, ou não, por algum regime próprio ou INSS. Essa modalidade também é válida para os agentes que pretendem investir um valor superior a 12% de sua renda bruta anual, que é o teto de investimento do PGBL. 

Selecione um regime de tributação

Nos planos de previdência privada, o IR incide somente na hora do resgate ou no momento do recebimento da renda. Diferentemente de outras modalidades de investimento, os planos de previdência permitem escolher como será feito o pagamento referente ao IR. Assim, é possível decidir entre uma tributação progressiva ou regressiva, sendo que a escolha deve ser feita com base na expectativa do uso desse dinheiro. 

A tributação regressiva é recomendada para os indivíduos que acumulam recursos durante um longo tempo. Assim, quanto mais tempo permanecer no plano, menor será a alíquota de IR. Esse valor pode variar entre 35% para planos com menos de 2 anos e chegar a 10% para os com duração superior a 10 anos. 

Quanto à tributação progressiva, ela é indicada para os indivíduos que pretendem usar os recursos em breve ou não têm projetos de longo prazo bem definidos. Nesse caso, a tributação ocorre em duas etapas, na qual a primeira cobra 15%, independentemente do valor. Na segunda etapa, a diferença entre o valor pago de IR e o valor devido pode sofrer ajustes na declaração de IR e seguem as mesmas regras da Receita Federal sobre os salários. 

Avalie as taxas de carregamento

A taxa de carregamento se refere a contribuições pagas que buscam atender aos custos de corretagem, as despesas administrativas e a colocação do plano. Normalmente, é cobrada antes de os recursos serem direcionados para o plano. Além disso, as taxas podem ser decrescentes conforme o valor do aporte, do tempo de contrato ou do montante acumulado. Por isso, é fundamental pesquisar entre as diversas administradoras para obter a melhor opção. 

Quanto às taxas de administração, elas cobrem os custos de gestão do fundo e devem ser pagas anualmente. Dado que esse é um custo recorrente de manutenção do contrato, é importante identificar planos que têm as menores taxas, a fim de otimizar os recursos empregados. 

Escolha seguros para incluir no seu plano

Ao aplicar todo mês um pouco de seus recursos, você tem a segurança de que, quando chegar sua aposentadoria, terá condições financeiras favoráveis. Contudo, imprevistos podem ocorrer a qualquer instante, por isso, é importante incluir seguros junto com o plano de previdência. Esse tipo de seguro é conhecido como cobertura de risco e pode ser escolhido de acordo com o perfil de cada um. Há várias opções, como proteção para o caso de doença, acidentes e até mesmo proteção para a família em caso de morte.

Quais os diferenciais da ANABBPrev?

Ao escolher um plano de previdência privada, ele normalmente vai ser mantido por algumas décadas por seu titular. Um investimento de longo prazo como esse não deve ser escolhido de modo leviano e sem uma boa observação das opções de mercado. Para investir em um ativo tão importante para você e sua família é necessário contar com gestores competentes e com uma empresa dedicada a assegurar um futuro melhor para seus clientes, como a ANABBPrev. 

Assim, se você procura qual é a melhor previdência privada para começar a investir, saiba que a ANABBPrev tem diversos planos que incluem aposentadoria programada, por invalidez, pensão e ainda um benefício de renda extra. Postergar esse tipo de decisão só pode atrapalhar o seu futuro e a segurança de seus entes queridos. A hora de começar a investir em seu futuro e garantir o bem-estar de sua família é agora. 

Gostou do nosso texto? Quer saber qual opção de previdência privada é melhor para seu perfil? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *