5 mins read

Entenda como garantir a segurança financeira da sua família!

A segurança financeira da família é uma das maiores preocupações que nós temos, tendo em vista que diversos imprevistos podem ocorrer. E, como se sabe, a maioria deles (como desemprego e acidentes) exigem uma quantia em dinheiro para arcar com as obrigações e viver com tranquilidade.

Em muitos casos, as pessoas não possuem uma reserva adequada e precisam solicitar empréstimos com juros altíssimos, piorando a situação financeira. Por isso, algumas medidas devem ser adotadas como forma de prevenir esse tipo de problema.

Pensando nessa situação, elaboramos este texto com algumas dicas que podem ser usadas para tornar o orçamento doméstico mais eficaz. Confira!

Reduza as despesas

Normalmente, é muito mais fácil diminuir as despesas que aumentar os ganhos da família. Então, para garantir a segurança financeira é preciso uma reestruturação dos gastos. Por exemplo, risque as despesas supérfluas do orçamento. Quando se pensa em economizar para alcançar um objetivo ou meta importante, como a manutenção da qualidade de vida familiar, cada detalhe é fundamental.

Invista no seu futuro

A previdência privada é uma alternativa que hoje se mostra fundamental para quem deseja ter uma aposentadoria mais segura. Funciona da seguinte forma: o empregado contribui para o fundo da sua companhia ou classe ao longo do seu tempo de atividade, para ser beneficiado por mais essa fonte após se aposentar.

O valor investido pode ser resgatado quando ele sair da empresa ou for demitido, significando que esse valor também pode ser recebido antes da aposentadoria.

Os tipos de contribuição existentes dentro da previdência privada fechada são:

  • benefício definido: o montante a ser recebido na aposentadoria é definido de forma prévia e as contribuições alinhadas para resultar nessa quantia futuramente;
  • contribuição definida: o valor será estabelecido apenas quando o trabalhador solicitar o benefício ao fundo de pensão, após se aposentar. Ele será calculado com base no saldo acumulado das contribuições e do rendimento nesse tempo;
  • contribuição variável: aplica-se, principalmente, nas situações de benefícios de riscos não previsíveis, como aposentadoria por invalidez ou morte. Mistura características dos dois benefícios citados anteriormente.

Renegocie as dívidas atrasadas

É comum que em certa época as contas saiam do controle por diversos motivos, como uma demissão inesperada, uma compra malfeita, doença, entre outros que podem influenciar diretamente na impossibilidade de arcar com todas as despesas do mês.

Quando isso acontece, uma maneira de buscar a segurança financeira é renegociando essas dívidas como forma de resolver o problema. Por exemplo, é interessante renegociar juros, parcelar o valor atrasado ou até mesmo solicitar empréstimo para o pagamento, desde que feito um estudo prévio de viabilidade, riscos e vantagens.

Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva emergencial é primordial para a concretização de uma segurança financeira. Com esse dinheiro à disposição, é possível reduzir o impacto de alguns imprevistos.

O ideal é guardar uma quantia que seja equivalente à renda habitual e que dure por um período considerável, como seis meses, um ano ou mais de um salário.

Dessa forma, caso a situação negativa continue por mais tempo que o esperado, a família consegue ter condições de se manter até que esse momento seja superado.

Faça investimentos

Caso todos da casa tenham as mesmas metas financeiras, poderão se colocar como responsáveis pelas realizações futuras em conjunto. É dessa maneira que os objetivos mais altos saem do papel e se realizam, trazendo segurança financeira para a vida de todos.

Contar apenas com os bens materiais já adquiridos pela família não é seguro, já que esses se depreciam com o tempo, principalmente nos períodos de recessão econômica.

Uma boa ideia é utilizar os investimentos, já que oferecem liquidez, segurança e simplicidade. Entre eles podemos destacar: os planos de previdência privada, seguro de vida, fundos de renda fixa, ações da bolsa de valores, mercado imobiliário etc.

Agora que você já sabe como garantir a segurança financeira da sua família, não espere mais para colocar essas dicas em prática e ter um futuro mais confortável. Além disso, você pode contar com uma empresa especializada que vai lhe ajudar e orientar da melhor forma nesse processo.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua experiência sobre o assunto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *