7 mins read

Investimentos isentos de imposto de renda: quais as possibilidades?

O pagamento de impostos é um fator importante na hora de escolher as melhores alternativas para a sua carteira. Ele afeta diretamente a rentabilidade de cada item e o dinheiro que entra na sua conta. Por isso, encontrar opções de investimentos isentos de imposto de renda pode aumentar sua rentabilidade passiva e valorizar seus recursos.

Com o aumento da taxa Selic e a tributação sobre renda, muitos investidores começam a buscar alternativas que sejam isentas. O mercado financeiro fornece opções que se alinham tanto a estratégias de curto, médio e longo prazo, quanto aos diversos perfis de investidor. Se você quer conhecer quais ativos que são isentos do IR, continue a leitura e confira!

O que são investimentos livres de IR?

Como o próprio nome indica, investimentos dessa categoria são aqueles que não envolvem nenhuma cobrança de imposto de renda. Isso significa que não haverá desembolso ao governo referente aos ganhos obtidos com esse ativo.

Na hora de escolher em que aplicar o seu dinheiro, a principal prioridade é encontrar as opções que ofereçam maior remuneração com o menor risco possível. Na prática, isso contribui para consolidar o patrimônio e alcançar as metas financeiras desejadas.

Não existe uma regra clara sobre as escolhas governamentais que levam a isenção de imposto de renda, apenas existe o interesse do Estado em proporcionar um fluxo maior de recursos para determinados ativos presentes em áreas de interesse e de impacto social.

O ativo mais conhecido que preenche esses requisitos é a caderneta de poupança, contudo ela tende a oferecer uma das piores rentabilidades do mercado, havendo opções com os mesmos benefícios fiscais e rendimentos superiores.

Vale a pena investir nessas opções?

A escolha dos componentes de sua carteira deve sempre estar alinhada com os objetivos financeiros e com seu perfil de investidor. Por isso, estabelecer metas claras no momento da escolha pode ajudar a selecionar alternativas mais coerentes.

Ao escolher investimentos que estão livres de impostos, você contribui para o desenvolvimento de um setor importante da economia e ainda consegue um rendimento superior ao recebido pela poupança. Por conta disso, essa é uma excelente alternativa de aplicação que além dos benefícios financeiros também apresenta benefícios sociais por meio do fomento de alguns setores.

Quais são as vantagens dos investimentos isentos de imposto de renda?

A cobrança de impostos diminui o ganho líquido de um investimento. Assim, encontrar alternativas que sejam isentas de IR tem como vantagem a economia de recursos. Para investimentos de renda fixa, os percentuais de impostos variam da seguinte maneira:

  • Até 180 dias de aplicação = 22,5% de alíquota de IR;
  • De 181 a 360 = 20% de alíquota de IR;
  • De 361 a 720 = 17,5% de alíquota de IR;
  • Acima de 720 dias = 15% de alíquota de IR.

Logo, os investimentos isentos de impostos são mais atrativos que as demais opções, especialmente no curto prazo, quando as alternativas sem isenção podem apresentar até 22,5% de alíquota.

Vale destacar aqui que nem sempre a isenção de impostos significa maiores ganhos líquidos. A fim de verificar isso, é importante fazer comparações entre os tipos de investimentos e analisar suas taxas de juros e descontos.

Quais são as possibilidades de investimentos isentos de IR?

Agora que você já conhece as vantagens dos investimentos isentos de imposto de renda, que tal conhecer algumas opções que podem te ajudar a diversificar sua carteira, minimizando os riscos e aumentando a sua rentabilidade. Confira abaixo as principais alternativas!

Letra de Crédito Imobiliário

A LCI é focada em empreendimentos imobiliários e usada como ferramenta de captação de dinheiro pelas instituições financeiras. Essa opção, além da isenção de IR, apresenta como vantagem o fato de ser garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), além de ser lastreado por financiamentos de imóveis garantidos por hipotecas.

Ela é uma boa alternativa para quem está buscando diversificação e tem objetivos de médio e longo prazo, dado a existência de uma carência média de 90 dias. Assim, ao investir em LCI, você não poderá retirar o valor antes desse período. Portanto, é importante se planejar financeiramente a fim de evitar precisar desse dinheiro no período de carência.

Letra de Crédito do Agronegócio

A LCA também é emitida por instituições financeiras para captação de dinheiro, mas com destinação às operações do agronegócio. Esse investimento também pode ser usado para fins de diversificação de carteira, pois são extremamente seguros e costumam ter rentabilidade um pouco acima do CDI.

Certificado de Recebíveis Imobiliários

O CRI é um título de dívida de renda fixa e está atrelado ao setor imobiliário, emitidos exclusivamente pelas companhias securitizadoras. Essa opção não conta com cobertura do FGC, tornando-a uma opção de maior risco, portanto, também oferece uma rentabilidade maior.

Outras desvantagens do CRI é sua baixa liquidez e os prazos maiores para efetuar o resgate, além de normalmente exigir um aporte inicial mais elevado. Assim, esse investimento pode ser uma opção de diversificação, mas vale a pena observar as alternativas também.

Fundos imobiliários

Os fundos de investimentos imobiliários, ou FIIs, são uma alternativa de investir no mercado imobiliário de maneira indireta. Ao optar por ele, o investidor consegue fazer aportes nesse mercado com tanto potencial de modo mais fácil e rentável do que seria ao comprar um imóvel. Além disso, apresentam uma boa liquidez, sendo uma excelente alternativa de diversificação para sua carteira.

Qual a importância da diversificação?

A necessidade de diversificação dos ativos se deve a imprevisibilidade do mercado financeiro. Isso significa que ao dividir seus recursos entre vários ativos, os riscos de enfrentar um grande choque na sua carteira de investimentos são reduzidos e você se protege das instabilidades do mercado.

Quando montar um portfólio de investimentos, é importante considerar que, além da proteção dos recursos, a diversificação também atua em favor da remuneração. Desse modo, é possível escolher investimentos isentos de imposto de renda que valorizem o seu capital e ajudem a alcançar suas metas financeiras.

Gostou do nosso artigo? Viu como há excelentes opções de investimento para escolher? Então curta nossa página no Facebook e confira mais conteúdos como esse!

One thought on “Investimentos isentos de imposto de renda: quais as possibilidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *