Cobertura de risco: como funciona, tipos e vantagens!
7 mins read

Cobertura de risco: como funciona, tipos e vantagens!

O futuro é incerto. Ninguém pode prever o que pode acontecer amanhã e nem mesmo nas próximas horas. Por isso, é importante que você saiba se precaver, a fim de oferecer tranquilidade financeira principalmente para a sua família, caso algo inesperado aconteça — e é aqui que a cobertura de risco aparece como uma excelente aliada. 

Nunca ouviu falar nela? Pois bem, saiba que este artigo é dedicado a esclarecer suas dúvidas sobre o tema, mostrando como ela funciona, quais vantagens oferece e quais cuidados você precisa tomar na hora de contratá-la.  

O que é e como funciona a cobertura de risco? 

Você contratou um plano de previdência privada. Portanto, já sabe que terá um futuro mais tranquilo, financeiramente falando. No entanto, você sabia que é possível oferecer ainda mais segurança, em caso de uma fatalidade acontecer? 

Essa é a função da cobertura de risco. Ela oferece um conjunto de benefícios que visam complementar o seu plano básico e oferecer a você e seus familiares mais proteção contra alguns imprevistos, como invalidez ou morte. 

Para tanto, você precisa pagar um prêmio adicional para garantir a cobertura de determinados eventos.  

Vamos dar um exemplo: você optou pela cobertura por morte. Logo, em caso de seu falecimento (durante o período de vigência do plano), seus beneficiários receberão um valor preestabelecido em contrato. 

Quais os tipos de cobertura de risco? 

Conhecer os tipos de cobertura de risco é fundamental para entender qual é a melhor escolha para o seu caso. A seguir, separamos os principais. Veja como eles funcionam. 

Invalidez 

O acidente que ocasionou a invalidez por si só já traz muitos traumas. Cumulado a isso, há a preocupação de “como manter as contas em dia”, uma vez que, se você não se prevenir, terá que receber um valor menor que o salário habitual. 

Nesse caso, a cobertura de risco oferece a você um pagamento único ou uma renda vitalícia —- isso depende do plano escolhido. 

Morte 

Não há como evitar certas circunstâncias em nossas vidas, e a morte é uma delas. Portanto, você precisa oferecer à sua família a segurança necessária, mesmo que você não esteja mais ao lado deles. 

A cobertura por morte é uma perfeita aliada nesse sentido. Por meio dela, seus entes queridos receberão uma quantia preestabelecida, caso você faleça. Com isso, eles terão recursos suficientes para manter seu padrão de vida e arcar com os demais compromissos financeiros. 

Incapacidade 

Em algumas situações, a incapacidade é temporária. Porém, por lei, após 15 dias de licença médica, o trabalhador receberá seu salário pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), resultando em receber um valor menor do que, de fato, recebe. 

Por mais que o problema seja temporário, isso reflete negativamente no orçamento das pessoas. Por isso, a cobertura por incapacidade é uma excelente opção para quem deseja ter segurança financeira, mesmo se um imprevisto acontecer. 

Nesse caso, durante o período de incapacidade, você receberá um determinado valor, preestabelecido em contrato, a fim de garantir a manutenção da sua renda durante a sua recuperação. 

Quais as suas vantagens? 

A cobertura de risco adiciona uma proteção extra a você e sua família, mas não é só isso. Existem outras vantagens que essa opção oferece e nós contaremos a você. Veja só! 

Segurança financeira 

Imagine, por exemplo, que você fica doente ou sofre um acidente. A cobertura de risco ajuda cobrir parte ou todos os seus custos, aliviando o ônus financeiro inesperado que poderia ter sido devastador sem essa proteção. 

Da mesma forma, ela oferece segurança financeira para sua família no caso de sua morte, ajudando-os a cobrir despesas como financiamentos de casa ou carro, educação dos filhos e outras necessidades financeiras essenciais para a manutenção da qualidade de vida. 

Liquidez 

A liquidez é um ponto muito importante na hora de avaliar a contratação de uma cobertura de risco. A vantagem dessa opção é que você pode ter acesso aos recursos de maneira ágil. 

Por exemplo, se você precisa de um montante para cobrir uma despesa médica inesperada, como uma cirurgia de emergência, a cobertura de risco arca com parte ou a totalidade desses custos, permitindo que você cuide da sua saúde sem precisar se preocupar com dinheiro. 

Essa liquidez é vital em emergências, pois disponibiliza recursos financeiros imediatos para lidar com problemas inesperados. Com isso, você consegue lidar com despesas imprevistas sem comprometer outras áreas importantes do seu orçamento ou recorrer a empréstimos de alto custo. 

Benefício fiscal 

Durante o período em que você contribui com a cobertura de risco vinculada ao seu plano de previdência fechada, é possível deduzir esses valores no Imposto de Renda. Quando a seguradora realiza o pagamento de qualquer benefício ao seu plano, o valor é transferido integralmente, sem qualquer desconto por parte da seguradora. 

Como contratar uma cobertura de risco e quais os cuidados é preciso tomar? 

O primeiro passo, sem dúvidas, é encontrar uma empresa de confiança e que conte com profissionais experientes para auxiliar você na sua tomada de decisão. Feito isso, você precisa: 

  • escolher um plano adequado: avalie o tipo de cobertura que melhor atende às suas necessidades. 
  • fazer o cálculo do prêmio: o prêmio é o valor que você paga ao segurador em troca da cobertura oferecida pela apólice. O cálculo depende de diferentes variáveis, como a sua idade, estado de saúde, valor da cobertura desejada e outros fatores de risco. 

Após contratar uma cobertura de risco, é importante tomar alguns cuidados, como: 

  • manter as contribuições em dia: para garantir que sua cobertura de risco permaneça válida, é fundamental pagar as contribuições do prêmio conforme acordado. A falta de pagamento resulta na perda da cobertura ou na suspensão dos benefícios, deixando você desprotegido em momentos críticos; 
  • carência: nesta apólice, não há período de carência — ou seja, as coberturas contratadas estão disponíveis desde o início da vigência. Ainda assim, é importante ler atentamente os termos da apólice para compreender todas as condições e limitações dos benefícios. 
  • idade máxima para contratar: existe uma idade máxima para contratar a cobertura de risco, que é de 80 anos. Sendo assim, é importante estar atento a esse critério para garantir a elegibilidade. 

Agora que você já sabe como a cobertura de risco funciona, já pode se organizar para contratar a sua. Sua família e você merecem todo o conforto e segurança financeira mesmo em um momento difícil. Portanto, não deixe para depois e proteja quem você ama de qualquer imprevisto financeiro! 

Ainda tem dúvidas sobre como contratar uma cobertura de risco? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas