Planilha ou aplicativo? Saiba como organizar as finanças pessoais!
Organizar as finanças pessoais é uma tarefa que requer prática, disciplina e, acima de tudo, as ferramentas certas. Por mais adepto do bloquinho que você seja, há questões que só podem ser tratadas corretamente quando se conta com soluções sob medida.
Nesse aspecto, é comum recorrer a dois tipos de ferramentas: as planilhas e os aplicativos. Ambos têm características que os tornam mais ou menos úteis, dependendo ainda dos objetivos que você tenha definido. Por isso, queremos que você saiba identificar as diferenças entre aplicativos e planilhas, podendo, assim, escolher com muito mais critério e ter os melhores resultados ao organizar suas contas.
Vamos em frente?
Por que os aplicativos podem ser mais interessantes do que as planilhas?
Quem precisa organizar suas finanças não tem tempo a perder. As rotinas diárias e o trabalho não dão muita margem para nos dedicarmos a questões secundárias. Por mais que elas sejam importantes, temos sempre muito o que fazer e acaba não sobrando tempo para cuidar de tanta coisa ao mesmo tempo, certo?
Uma dessas questões secundárias — mas fundamentais — é o planejamento e gestão das finanças. E nesse aspecto, as planilhas representam um recurso que pode ser barato, inicialmente, mas que, com o tempo, cobram seu preço.
Isso porque elas não passam de uma “folha em branco” na qual você terá que inserir dados, conferir valores, criar fórmulas e toda uma formatação. Com aplicativos, tudo que você precisa já está ali, pronto para o uso, bastando apenas fazer os registros necessários.
Quais as vantagens de utilizar esse tipo de ferramenta?
Os apps representam uma vantagem porque, em primeiro lugar, otimizam o seu tempo. Não será necessário criar toda uma extensa, e às vezes inútil, planilha contendo campos para serem preenchidos, muitas das vezes com dados redundantes.
Ou seja, usando planilhas, você vai até achar que está fazendo o cálculo certo, mas na verdade estará andando em círculos ao redor de seus números. Perceba, que o controle não depende de quanto você ganha, e sim da sua capacidade de antecipar o uso do seu dinheiro. E, nisso, os aplicativos representam uma tremenda facilidade.
Que funcionalidades um aplicativo de finanças precisa oferecer?
Um bom app para organizar as finanças pessoais é aquele que conta com funções desenvolvidas para facilitar a vida de quem não tem conhecimento em assuntos financeiros. As principais funcionalidades podem ser listadas em:
● Gestão de cartões de crédito;
● Controle de pagamentos feitos e recebidos;
● Identificação de custos e despesas por categorias;
● Controle de rendimentos;
● Exportação de dados para planilhas;
● Criação e gestão de metas e de investimentos.
Quais os principais aplicativos de gestão financeira pessoal existentes no mercado?
Felizmente, existem diversos aplicativos que podem facilitar sua vida, oferecendo funcionalidades de acordo com as suas preferências. Já mostramos em outro post, uma lista com os melhores aplicativos para cuidar das finanças, VEJA CLICANDO AQUI. Abaixo, veja os mais reconhecidos são:
● Finanças Pessoais;
● Mobills;
● Meu Dinheiro;
● GuiaBolso;
Se você nunca utilizou um app para gestão de suas finanças, é indicado que você faça testes até encontrar aquele que pareça mais adequado ao seu estilo de vida e necessidades. Aplicativos para organizar as finanças pessoais são até parecidos, mas não são todos iguais, certo?
Então, curtiu o artigo? Siga nossa página no Facebook e no Twitter para receber conteúdos como este diretamente em seu feed!