4 mins read

Quando começar e quanto poupar para aposentadoria?

A Reforma da Previdência impactou tanto os funcionários do setor privado como do público, fazendo com que eles se aposentem mais tarde. Isso levantou a atenção de todas as pessoas em relação ao assunto e fez com que muitos começassem a se preocupar em quando e quanto poupar para a aposentadoria, conhecimento imprescindível para garantir conforto no futuro.

Para ajudá-lo nessa questão, publicamos este conteúdo que traz as dicas mais eficientes para que você prepare sua aposentadoria e as opções de investimento ideais para quem deseja se aposentar. Confira a leitura!

As principais dicas para se preparar para aposentadoria

Qualquer pessoa que deseja garantir uma aposentadoria segura e tranquila precisa criar um planejamento específico para isso. Apesar de não existir uma estratégia única a ser seguida, há dicas que devem estar presentes em qualquer plano. Veja-as neste tópico.

Começar quanto antes

Um dos maiores erros que podem ser cometidos é demorar para começar a poupar para aposentadoria, pois, quanto mais cedo o indivíduo começar a poupar, mais cedo ele conseguirá se aposentar e maior será sua renda no resgaste.

Por exemplo, um profissional com 20 anos já pode iniciar seu investimento, mesmo que ele tenha pouco dinheiro para contribuir. Ele poderá aumentar suas contribuições conforme melhora sua condição financeira.

Veja nossas dicas sobre como economizar ganhando pouco.

Definir quanto poupar

A quantidade a ser definida para poupar é outro fator relevante, já que isso impacta no valor do benefício a ser recebido depois que se aposentar. Uma pessoa organizada geralmente consegue economizar 30% de seus rendimentos, mas é recomendável destinar 20% da renda mensal para a aposentadoria.

Encontrar opções variáveis

Não é viável manter o dinheiro guardado na poupança, esse é o tipo de investimento que menos rende para os investidores (0,215% ao mês mais a taxa referencial, )considerando dados de março de 2020),. e muitas vezes ele rende menos que a inflação, fazendo com que o dinheiro perca valor com o transcorrer do tempo.

O ideal é que o investidor procure uma alternativa que aplique os juros compostos, que consiste na aplicação dos juros sobre eles mesmo. Isso faz com que os rendimentos sejam bastante elevados para investimentos a longo prazo, ideal para os destinados à aposentadoria.

As principais opções de investimentos para se aposentar

Existem vários investimentos que podem ser escolhidos quando o objetivo do indivíduo é o de se aposentar. Confira em nosso post qual perfil de investidor você se enquadra, e veja exemplos específicos para seu perfil.

Confira Veja os principais deles nos tópicos abaixo.

Previdência privada

Como o seu nome demonstra, a previdência privada é o investimento criado especificamente para garantir uma boa aposentadoria dos investidores. Na prática, o indivíduo contrata um plano cujas características sejam ideais para seu perfil, faz depósitos no valor e na frequência desejada e resgata as quantias corrigidas por juros.

Quanto maior for o tempo e frequências dos aportes realizados, maior será a quantia recebida durante a aposentadoria. Esse investimento ainda traz diversos benefícios ao investidor, como o abatimento no Imposto de Renda (IR), maior controle financeiro, portabilidade — é possível trocar de instituição sem perder os rendimentos feitos —, entre outros.

Tesouro direto

Trata-se de um título público que pode ser adquirido pelos investidores e que têm um prazo a ser resgatado. Os rendimentos são calculados a partir de juros e algum índice, como o IPCA (indicador da inflação). Ele é considerado seguro por ser emitido pelo governo, mas não há flexibilidade na contratação (os títulos são predefinidos) e há incidência do IR.

Fundos imobiliários

Aqui o investidor adquire cotas de um fundo que administra imóveis. É possível receber capital pela venda das contas ou pelo rendimento do fundo (obtido pelo aluguel de imóveis), e essa segunda opção é a mais recomendável para aposentadoria, já que os rendimentos distribuídos pelo fundo são isentos do IR.

Não há uma resposta correta sobre quando poupar para aposentadoria, sendo importante fazê-lo o mais cedo possível. Entretanto, com um planejamento e o investimento ideal, você conseguirá assegurar uma aposentadoria saudável para você!

Use o espaço abaixo deste artigo para deixar um comentário neste conteúdo! Você pode deixar uma opinião, crítica, sugestão ou dúvida!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *