4 mins read

Panorama Mensal – Novembro

Comentário da Diretoria e Rentabilidades

Perspectivas para 2021

O ano de 2020 apresentou-se como um dos mais desafiadores para os mercados. O mundo inteiro produziu e consumiu menos, sendo que queda do PIB global em 2020 é comparado o que aconteceu na grande depressão de 1929.

Diante dessa situação, entramos no ano de 2021 com um desafio de recuperar a renda perdida neste ano em meio a uma grande crise fiscal. Novamente 2021 deve iniciar com uma extensa discussão entre o Executivo e o Legislativo para decidir o foco das reformas de âmbito constitucional ao longo do ano.

Com a forte expansão fiscal feita em 2020 (incluem o fato de o Auxílio Emergencial ter mais do que reposto a renda perdida de larga parcela dos mais atingidos pela crise, produzindo ampliação do consumo) e ainda grandes incertezas sobre as contas de 2021, o aumento da inflação em produtos alimentícios e insumos importados tem finalmente impactado os preços aos consumidores finais.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os estágios de produção do IPA, as matérias-primas brutas acumulam inflação de 64,1% nos últimos doze meses, enquanto os bens intermediários aumentaram 16,8% em doze meses.

Em um cenário de inflação maior do que as expectativas atuais, a normalização da Taxa Selic para um nível de juro real de 2% a.a. parece ser o cenário mais provável em 2021. A magnitude dessa elevação dependerá da percepção de risco fiscal.

Apesar do cenário exposto, o Plano de Contribuição Definida – Instituído e Plano de Contribuição – Patrocinado apresentaram rentabilidades positivas no mês, de 3,69% e 3,64%, respectivamente.

Contem conosco e cuidem-se.

“Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações.”

Mahatma Gandhi

Resultados e Desafios

Novembro/2020

O ano de 2020 apresentou-se como um dos mais desafiadores para os mercados. O mundo inteiro produziu e consumiu menos durante 2020 do que nos anos anteriores, sendo que queda do PIB global em 2020 se será comparado a queda na grande depressão de 1929. Diante dessa situação, entramos no ano de 2021 com um desafio de recuperar a renda perdida neste ano em meio a uma grande crise fiscal. Novamente 2021 deve iniciar com uma extensa discussão entre o Executivo e o Legislativo para decidir o foco das reformas de âmbito constitucional ao longo do ano.

Plano de Contribuição Definida – Instituído

Performance detalhada referente ao mês de Novembro

O Plano de Contribuição Definida Instituído teve uma performance de 3,69% no mês, enquanto o CDI performou 0,16% e a meta atuarial 0,70%.

Crescimento do plano Instituído

O plano Instituído vem mostrando um crescimento consistente desde o início. Esse crescimento de 76,9% permite alocação em melhores ativos no plano gerando melhor rentabilidade a todos os participantes.

Composição do portfólio – Plano Instituído

Plano de Contribuição Definida – Patrocinado

Performance detalhada referente ao mês de Novembro

O Plano de Contribuição Definida Patrocinado teve uma performance positiva de 3,64% no mês, enquanto o CDI performou 0,16% e a meta atuarial 0,70%.

Crescimento do plano Patrocinado

O plano Patrocinado, seguindo a mesma estratégia do Instituído, e vem crescendo de forma moderada.

Composição do portfólio – Plano Patrocinado

Performance dos Ativos

Renda Fixa

Até o fechamento de Outubro de 2020, os planos continuam com um grande percentual do portfólio em ativos de renda fixa. Mais precisamente, 73,96% para o Instituído e 73,95% para o Patrocinado.

Entre os destaques dos ativos da classe de renda fixa, o 4UM Inflação teve uma performance de 1,69% no mês, enquanto o DPGE – Paraná Banco teve rentabilidade de 1,06% e o BB IRF-M de 0,20%

Renda Variável

As duas estratégias de renda variável tiveram um bom desempenho. Os fundos 4UM Marlim Dividendos FIA e 4UM Small Caps FIA, tiveram uma rentabilidade de 12,72% e 10,76%, respectivamente, enquanto o IVVB11 e Ibovespa tiveram uma rentabilidade de 2,42% e 15,90%, respectivamente

CONTATOS

Telefone

(61) 3317-2600 | 0800 727 2611

E-mail

atendimento@anabbprev.org.br

Horário de atendimento

Seg – Sex 09:00 às 18:00

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *