Como se preparar para ter uma qualidade de vida na terceira idade?
3 mins read

Como se preparar para ter uma qualidade de vida na terceira idade?

O aumento da longevidade é um motivo para as pessoas se preocuparem com a qualidade de vida na terceira idade. Nessa faixa etária é comum depender apenas do INSS e mesmo assim, correr o risco de não ser o suficiente para suprir todas as necessidades da pessoa, ainda mais se precisar fazer o uso de medicamentos contínuos, que geralmente têm custos altos.

Para que a sua terceira idade seja mais tranquila e longe de preocupações, que podem ser evitadas desde já, é relevante cuidar do seu futuro a partir de agora, principalmente se quiser melhorar o seu padrão de vida ao longo dos anos e conseguir mantê-lo até o fim da vida.

Para isso, a previdência privada é uma boa opção para pensar no seu futuro, considerando a longevidade somada a qualidade de vida com saúde financeira! Por isso, acompanhe nesta leitura, como preparar o seu bolso!

Defina o um padrão de vida

O primeiro passo para pensar na sua qualidade de vida na terceira idade é planejar como quer o seu padrão de vida quando tiver seus 60 anos ou mais. É comum a pessoa pensar em mais segurança, conforto e tranquilidade para aproveitar essa fase da melhor maneira como merece! No entanto, é preciso saber os custos desse padrão de vida.

Geralmente, uma aposentadoria do INSS não passa de dois salários-mínimos o que seria mais difícil conseguir um padrão de vida mais elevado e com menos preocupações. Logo, a melhor opção é considerar uma previdência privada, para aumentar os seus ganhos mensais no futuro, complementando a sua renda e garantindo o padrão de vida almejado.

Monte uma reserva de emergência

Um hábito que poucas pessoas têm é de criar uma reserva de emergência como realmente deve ser feita, sendo assim, acumular um valor que corresponda, pelo menos, de três a seis meses do seu custo de vida. Logo, caso tenha algum imprevisto, como desemprego, atraso de pagamento, emergência médica, acionar o seguro do carro ou residencial e outros problemas essenciais para resolver, por exemplo, pode retirar da reserva e repor depois.

Nesse sentido, a reserva de emergência é uma prática que deve ser considerada ao longo de toda a vida para manter uma saúde financeira e evitar contratempos que prejudiquem o seu orçamento, principalmente a sua qualidade de vida na terceira idade.

Faça investimentos com foco na qualidade de vida na terceira idade

Outro passo importante visando o seu futuro, é investir agora em planos de longo prazo que garantem o recebimento de um salário mensal ou um montante de uma só vez. Para isso, podemos citar, por exemplo, a previdência privada que é uma ótima maneira de conseguir um bom valor no futuro e ainda a tão sonhada liberdade financeira.

A previdência privada tem planos que podem ser adquiridos conforme a sua necessidade atual, objetivo e tempo de contribuição. Contudo, quanto antes você iniciar os aportes, melhor será para o seu bolso, refletindo na sua qualidade de vida na terceira idade, como menores taxas de IR e outros benefícios fiscais relacionados.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como ter qualidade de vida na terceira idade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *