Como ensinar os filhos a economizar? Veja 5 dicas!
Qualquer pai ou mãe que faz um planejamento futuro também deseja que seus filhos sejam conscientes sobre a importância de poupar quando crescerem. Mas nem todos sabem como ensinar os filhos a economizar.
Como estamos falando de VEJA NOSSO POST SOBRE O QUE ENSINAR PARA SEUS FILHOS, ensinamentos comuns aplicados a adultos não serão eficazes para ensiná-las, faz-se, portanto, necessário utilizar estratégias específicas para que elas aprendam a economizar e usar conscientemente o dinheiro
O momento para orientá-las é na infância, já que esse aprendizado refletirá na vida adulta, auxiliando-as quando precisarem trabalhar, gerir suas próprias finanças e até mesmo planejar sua própria aposentadoria no futuro. Nesta publicação, trazemos as 5 principais dicas de como ensinar as crianças a economizar, confira!
As 5 melhores dicas de como ensinar os filhos a economizar
1. Faça do dinheiro um bem escasso
Quando se trata de dinheiro, uma boa estratégia é ensinar que ele é um recurso escasso, por isso as escolhas devem ser feitas com cuidado, pois cada uma delas terá ramificações e consequências. Assim, não basta somente entregar mesada ou um dinheiro eventual à criança, também é preciso guiá-la sobre suas opções.
2. Oriente sobre o autocontrole
Autocontrole é algo difícil de ser adquirido e, até mesmo, certos adultos não têm essa qualidade. Vamos usar como exemplo um casal que esteja passeando no shopping com seu filho e, nesse caso, oferece dinheiro e o deixa escolher qual loja deseja visitar. Ao ver uma loja de doces, a reação da criança geralmente é a de gastar tudo que tem com guloseimas.
Nessa hipótese, é importante mostrar a ela suas opções, por exemplo, indicando que deve ser reservada uma quantia para comprar um brinquedo ou outra opção mais cara que ela tenha interesse. É preciso esclarecer tudo desde cedo, caso contrário a criança poderá ter problemas de autocontrole no futuro. Além disso, também é possível demonstrar que há recompensa para quem se planeja.
3. Dê o exemplo
Os filhos têm os pais como principal exemplo, eles aprenderão o que fazer observando as suas ações. São vários atos que podem servir de exemplo: coloque algumas moedas num cofrinho na frente dos seus filhos e explique que aquela é a sua poupança, por exemplo. Esse gesto revelará que poupar é algo natural e que os pais também o fazem. Uma vez que, na maioria dos casos, as crianças querem ser como os pais, quando elas presenciam algum ato, serão motivadas a fazê-lo, tanto no presente quanto no futuro.
4. Defina o objetivo de poupança
Quando uma pessoa poupa para um objetivo específico, é mais estimulante que fazê-lo simplesmente para salvaguardar o futuro. Estabeleça objetivos concretos de poupança com seus filhos e explique as diferenças entre aqueles que são de curto ou de longo prazo.
Por exemplo, economizar para adquirir um brinquedo é de curto prazo, enquanto uma viagem à Disneylândia é uma estratégia de médio ou longo prazo. Auxilie as crianças a entenderem que vai demorar mais tempo para viajar à Disneylândia, porém é uma meta mais recompensadora.
5. Recompense o esforço de poupança
Também é importante recompensar seus filhos pelo esforço de economizar, fornecendo pequenos prêmios que incentivem a continuar a prática. A recompensa não deve ser um presente dispendioso. Elas podem ser menores e até mesmo, simbólicas. O importante é que a criança as aprecie. Por exemplo, permitir que ela assista desenhos por mais meia hora antes de dormir.
Esse ensinamento gera diversos impactos positivos para o futuro da criança. Quando ela atingir a vida adulta conseguirá ter autocontrole, gastar de maneira mais equilibrada, poupar para fazer investimentos e alcançar a independência financeira. Seguindo as nossas dicas de como ensinar os filhos a economizar, os pais garantirão que eles tenham um futuro melhor.
Gostou do nosso conteúdo? Então siga nossas páginas nas redes sociais — Twitter e Facebook — e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!