Orçamento familiar mensal: como fazer de forma efetiva?
Você já parou para pensar sobre a importância de um orçamento familiar mensal? Ele é nada menos que o conjunto de todas as receitas e despesas do dia a dia de um lar. Por meio dele é possível entender melhor a situação das contas da casa.
Todas as famílias deveriam ter um orçamento, o desafio delas é mantê-lo em equilíbrio mês a mês, para que, após as necessidades financeiras básicas da casa serem supridas, ainda haja saldo suficiente para poupar, investir e para curtir bons momentos.
Neste post, você aprenderá rapidamente como fazer um orçamento familiar mensal eficiente e também vai conhecer excelentes ferramentas que vão lhe auxiliar nessa tarefa. Acompanhe!
A importância de realizar um orçamento familiar mensal
Na ausência de objetivos para o uso do dinheiro em médio e longo prazos, ele é usado de forma, digamos, pouco estratégica. Em situações como essa, é comum, inclusive, a família passar por dificuldades financeiras, e a desorganização nessa área cria a sensação de que a renda do mês sempre acaba antes da hora.
A importância de ter um orçamento familiar mensal está no aumento da capacidade de planejamento e de entendimento da situação das finanças domésticas. Dessa forma, acertar ao tomar decisões fica mais fácil, os riscos de endividamento desenfreado são praticamente eliminados à medida que objetivos traçados vão sendo concretizados.
Dicas para fazer um orçamento familiar que funciona
Desenvolver o hábito de registrar os ganhos e gastos mensais do lar é fundamental, seja em aplicativo, em planilha ou em papel mesmo. Isso permite que entradas e saídas de dinheiro sejam organizadas em categorias, calculadas e, ainda, possam ser revisadas com frequência.
Nesse sentido, aí vão algumas dicas para fazer um controle de orçamento mensal.
Faça separação entre gastos fixos e variáveis
O valor dos gastos fixos não costuma mudar muito entre um mês e outro. Entre as despesas que o compõem estão a prestação do imóvel ou aluguel, a taxa mensal de condomínio, o convênio de saúde, parcela de seguro, financiamento do carro, mensalidade escolar e etc.
Já entre os variáveis estão as despesas do cotidiano, aquelas que não podem ser previstas com tanta precisão, como os gastos com farmácia, refeições fora de casa, combustível, multas, doações, manutenções, etc. Assim, é possível ter uma noção clara de quanto será necessário reservar para as despesas básicas, para as variáveis e, principalmente, para as reservas de emergência.
Não abra mão de poupar
Para isso é preciso ficar longe das dívidas desnecessárias e não comprar coisas por impulso, porque as muitas compras não planejadas atrapalham demais o orçamento doméstico.
Então, faça projeções que considerem nem que seja um pequeno percentual da renda mensal para servir de reserva. Mesmo que ela não seja tão necessária agora, mais cedo ou mais tarde ela será muito útil.
Alcance metas em curto prazo
Crie metas alcançáveis e torne-as conhecidas por todos dentro de casa, e procure motivá-los a buscá-las de verdade. Não se esqueça de comemorar quando cada uma delas for sendo alcançada. As crianças serão afetadas positivamente por tal iniciativa, pois, experiências nobres como essa, vividas em casa, com certeza influenciarão boas ações nesse sentido a longo prazo.
Use ferramentas de controle financeiro
Para ter ainda mais eficiência ao praticar as dicas acima, é necessário dispor de ferramentas que permitam fazer a gestão do dinheiro da família a cada mês, afinal, “quem não mede não administra”.
É claro que todo mundo sabe quanto ganha e tem uma ideia aproximada acerca da totalidade dos próprios gastos, mas essa noção é superficial, insuficiente e até perigosa.
As ferramentas que podem ajudar
Para aperfeiçoar a elaboração de um orçamento doméstico mensal e facilitar o planejamento financeiro, veja alguns modelos de planilhas gratuitas:
● orçamento de despesas domésticas;
● orçamento de tendências de despesas.
Sobre os aplicativos, já citamos em outro post algumas recomendações (Clique e Veja), abaixo seguem 3 exemplos que são gratuitos e muito eficientes:
Pois bem, para fechar com chave de ouro este conteúdo sobre orçamento familiar mensal, confira alguns hábitos das pessoas de sucesso e faça parte desse grupo. Vamos lá!