4 mins read

ANABBPrev dá 3 dicas para evitar os excessos no final de ano e salvar seu 13º salário!

Com o fim do ano chegando é inevitável não pensar no tão sonhado 13º salário, não é? Mas não é só isso que o final do ano traz; essa época do ano naturalmente também traz um “mix” de sentimentos: uma forte presença do comércio disputando não só a nossa atenção, mas principalmente o nosso bolso e também aquela lembrança de que em poucos meses já vem IPTU, IPVA, matrícula dos filhos…

Com a economia ainda voltando a se recuperar as ofertas de final de ano são tentadoras e podem fazer você se descuidar na hora de comprar os presentes de Natal. Para isso não acontecer, listamos 3 dicas que podem salvar o seu 13º salário e fazer com que você comece o ano de 2020 com o pé direito e com dinheiro sobrando! Confira aqui.

1. Já reserve parte do seu 13º salário para investimentos e também para pagar as despesas do começo do ano

Antes mesmo de começar a utilizar o seu 13º salário já determine uma parte do valor que você utilizará para pagar as despesas do começo do ano, como IPVA e IPTU e outra que será investida no longo prazo. Muitas pessoas têm o hábito de primeiro gastar e depois economizar o que sobra, mas o grande problema desse comportamento é que nem sempre, ou talvez, quase nunca sobra, não é? Então mudar esse comportamento é fundamental para você começar o ano de 2020 com o pé direito.

Entre os investimentos que você for fazer, dê prioridade para o seu futuro e invista em um plano de previdência privada, como o da ANABBPrev! Além de guardar para o seu futuro, você ainda aproveita as vantagens tributárias que só os Planos de Previdência Complementar podem te oferecer como o de abater até 12% dos valores investidos em um plano de Previdência Complementar do seu Imposto de Renda Pessoa Física ao fazer sua declaração do IR no modelo completo.

Imagina começar o ano cuidando do seu futuro e ainda escapar da mordida do Leão? É exatamente isso que propomos para você. Isso sem contar com outras vantagens que você pode acessar aqui nesta matéria que já publicamos em nosso Blog (clique aqui para ler mais)

2. Faça uma lista das pessoas que você quer dar alguma lembrança e também se inclua nela, se for necessário

Antigamente era mais usual a prática de dar e receber presentes mais caros no final do ano. Esse costume vem mudando e está cada vez mais comum dar apenas uma lembrança para as pessoas mais próximas, com a justificativa de que: “a data não pode passar em branco”. Caso você tenha uma família muito grande, faça uma lista das pessoas a quem, necessariamente, você precisa presentear.

Aproveite também que a Black Friday está chegando para pesquisar os preços e avaliar se realmente estão mais baixos, porque a tendência é que eles aumentem entre a Black Friday e o Natal. Mas saiba que de acordo com uma pesquisa realizada pelo site “Blackfriday.com.br” 74% dos usuários não irão gastar o 13º salário com presentes neste ano (clique aqui e saiba mais).

3. Determine um teto para os presentes/lembranças

Uma boa forma de se organizar é definindo um teto/limite para cada uma de suas compras. Para facilitar você pode criar grupos e definir limites para cada um deles, como: filhos e marido/esposa, primos e tios/tias, amigos, etc…

Alinhar o ponto 2 com este ponto 3 irá trazer uma melhor previsibilidade dos seus gastos e você já irá sentir uma grande diferença no seu bolso.

E aí, gostou das dicas para usar bem o seu 13º salário? Então aproveite e entre em contato com a nossa equipe ANABBPrev para fazer seu aporte de final de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *