O que é e como evitar o viés de confirmação nos investimentos?
7 mins read

O que é e como evitar o viés de confirmação nos investimentos?

Você já se perguntou do porquê da sua opinião sempre estar certa e a dos outros nem tanto assim? Não? Então saiba que existe um mecanismo psicológico que atua nos bastidores quando isso acontece: o viés de confirmação.

É por meio dele que sempre procuramos informações e pessoas que têm pontos de vista bem parecidos aos nossos. Isso parece bem normal, certo? Até certo ponto. O problema inicia-se quando decisões mal tomadas interferem negativamente em nossas vidas, especialmente às relacionadas ao nosso patrimônio financeiro.

Para contornar esse tipo de situação é imprescindível conhecer um pouco do assunto e tomar as melhores decisões baseadas na análise objetiva dos fatos, não na subjetividade.

Dito isso, apresentamos neste post esse tema e também aproveitamos para deixar algumas dicas que você pode seguir para não ser controlado por esse tipo de viés. Aproveite o conteúdo e boa leitura!

O que é viés de confirmação?

Sendo um dos objetos de investigação das finanças comportamentais, este tipo de viés cognitivo pode ser definido, grosso modo, como uma tendência que temos de procurar por informações que corroborem o que acreditamos.

Em outras palavras, tudo aquilo que não estiver de acordo com as nossas crenças e achismos é automaticamente descartado pelo nosso cérebro. É como se nada disso tivesse importância, mesmo que faça sentido e seja provado pela lógica.

Aliás, outro problema deste enviesamento cognitivo é que não há muita distinção entre o lógico e o irracional. Ou seja, é possível que um indivíduo tenha consciência de que segue uma prática que lhe seja prejudicial, mas mesmo assim procure formas de validar o seu ponto de vista pessoal.

Abaixo, saiba mais detalhes de como esse tipo de comportamento funciona na prática. 

Como ele funciona?

Como já mencionado acima, esse tipo de viés é um mecanismo da nossa mente que tenta nos blindar dos pontos de vista que nos são contrários. É bem provável que você já tenha vivenciado uma experiência em que esse enviesamento cognitivo tenha prevalecido — só não sabia que tinha esse nome.

Um exemplo clássico desse tipo de viés é o torcedor do time de futebol. Você já deve ter presenciado algum entusiasta de algum clube de futebol pôr a culpa da derrota de seu time na conta do árbitro — o que na maioria dos casos não é verdade, certo?

Pois bem, no cenário apresentado acima, podemos observar que a motivação por trás dessa culpabilização do árbitro parte da premissa de que “o time que eu torço é o melhor do mundo”, por isso “como ele pode ser derrotado, se não for culpa do responsável pela partida?”.

Em outras palavras, a conclusão a que o torcedor chega é totalmente tendenciosa e muito provavelmente ele encontrará pessoas que tenham o mesmo tipo de opinião sobre o caso — o que fortalecerá o ponto de vista dele.

Para não ser ludibriado pela sua mente é importante ficar atento aos sinais e fazer as coisas certas para evitar esse tipo de comportamento. Abaixo, saiba como identificar esse viés cognitivo mais facilmente.

Como identificá-lo

Assim como no exemplo do torcedor acima, é possível verificar esse tipo de enviesamento em outras situações. Toda vez que você notar uma necessidade muito grande em confirmar as suas opiniões em outras pessoas, o viés de confirmação está em cena.

Além disso, se houver algum tipo de incômodo em relação às opiniões alheias sem aparente explicação, há grandes chances de você estar sendo influenciado por ele mais uma vez.

É importante tratar este lado tendencioso que todos os seres humanos compartilham, porque isso também pode prejudicar as suas finanças. Saiba mais no próximo tópico.

Como ele pode afetar suas finanças

Ao aportar em uma empresa que historicamente obteve bons lucros, mas que as análises não apontam para um futuro promissor e mesmo assim existe o ímpeto de comprar os seus papéis, você está sendo influenciado por esse tipo de viés.

O problema é que isso pode trazer sérios problemas, como o prejuízo com a desvalorização das ações. O pior é que esse comportamento pode se repetir por diversas vezes. Quem nunca conheceu alguém que já fez apostas em jogos de azar, mesmo que não tenha tido nenhum tipo de retorno financeiro? Essas pessoas também sofrem influência desse tipo de viés.

Em se tratando de investimentos, é fundamental ter cuidado redobrado. Por isso, a seguir, saiba como evitar esse tipo de comportamento e proteger o seu patrimônio.

Saiba como evitá-lo

O viés de confirmação é bem sutil, pois praticamente todos nós estamos sujeitos a ele e mal o percebemos. Mas, ainda assim, é possível mudar um pouco esse cenário ao adotar algumas posturas daqui em diante. Abaixo, confira algumas dicas que lhe ajudarão nessa empreitada:

Escute opiniões diferentes

A primeira coisa a se fazer é abrir-se um pouco mais às opiniões diferentes. No começo, provavelmente haverá muito desconforto, mas lembre-se de que o viés de confirmação opera justamente em cima do que é confortável. Portanto, deixe os prejulgamentos de lado e conheça diferentes perspectivas.

Desenvolva o senso crítico

Antes de tomar decisões financeiras, procure saber a origem das suas opiniões. Tente entender o porquê das coisas que está prestes a fazer antes de partir para a ação. Isso lhe ajudará a tomar decisões mais acertadas e, consequentemente, proteger o seu patrimônio.

Entenda as divergências

Da próxima vez que discordar da perspectiva de outra pessoa e partir para a defensiva, tente compreender os motivos por trás do raciocínio em primeiro lugar. Esse simples exercício o fará entender que nem sempre o que vemos e ouvimos representa a pessoa por trás de um dado discurso. Portanto, seja mais flexível.

Os vieses cognitivos normalmente distorcem a percepção que temos sobre o mundo e as demais pessoas. Por isso, é importante entender como eles afetam a interpretação que temos da realidade e o que podemos fazer para contornar essa situação.

O primeiro passo você já deu: ler este post e saber da existência desse mecanismo psicológico que pode atrapalhar nossas vidas. O próximo, é pôr a teoria em prática e evitar que os problemas que o viés de confirmação traz consigo se tornem reais.

A última coisa que você deve fazer antes de ir, é curtir a nossa página do Facebook caso tenha gostado desse conteúdo. Ao fazer isso, você encontrará mais atualizações sobre este e outros temas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *